Prefeitura renova credenciamento com médicos especialistas

A prefeitura renovou o credenciamento de médicos especialistas e clínicas e serviços devidamente qualificados para o atendimento na rede municipal de saúde. A medida tem como objetivo reduzir a fila de consultas na cidade através da contratação de profissionais para atuarem em 19 especialidades e outras. O Conselho Municipal de Saúde (Comus) aprovou as diretrizes estabelecidas para o credenciamento.

A contratação aberta visa suprir a demanda nas seguintes especialidades: Alergologia (adulto e pediátrico), Cardiologia (adulto e pediátrico); Cirurgia Geral e Vascular; Dermatologia; Endocrinologia; Gastroenterologia (adulto e pediátrica); Geriatria; Infectologia; Hematologia; Neurologia (adulto e pediátrica); Neonatologia; Medicina Interna; Oftalmologia; Ortopedia; Otorrinolaringologia; Pneumologia; Proctologia; Reumatologia e Urologia.

De acordo com números da secretaria de Saúde, a fila de pacientes que aguardam atendimento e retorno da primeira consulta na área de especializada é grande. Por exemplo, na ortopedia a demanda acumulada em anos anteriores é de 9.310 usuários. Isso ocorre, principalmente, em função da falta de profissionais contratados em anos anteriores, além da falta de médicos atuando para atender a procura por consultas nestas especialidades.

“Apesar de contarmos com vários profissionais, a demanda por especialistas é muito grande. Por isso, o chamamento público é importante, para que mais profissionais possam prestar serviços de forma complementar ao SUS no município, e contribuir para a redução das filas de espera”, comenta Dra. Luz Marilda Cardona, secretária municipal da Saúde.

COMUS

Conforme a Resolução nº 08/2017, o Conselho Municipal da Saúde aprovou as diretrizes para a remuneração diferenciada para especialistas na saúde do município. Segundo a secretária de Saúde, o valor das consultas foi atualizado seguindo a tabela de valores do SUS.

“Temos chamadas públicas desde 2011 que não prosperaram, profissionais que pediram exoneração para atuarem em outras cidades e clínicas de serviços que deixaram de atender na cidade. Isso sem contar concursos para essas áreas que não foram preenchidos. Buscamos apoio do Comus para a atualização do valor das consultas em função da defasagem de anos anteriores e agora vamos trazer os profissionais para atuarem em nossa cidade”, disse Luz.

O valor, de acordo com a tabela SUS, ficou estabelecido em R$ 40 por consulta para atendimento nas unidades do município e de R$ 50 por consulta para credenciados que atenderem e estabelecimentos próprios.

Quem tiver dúvidas pode procurar a sede da Secretaria Municipal da Saúde, na Avenida Brasil, 1637, centro. Mais informações pelo telefone 45 2105-1385, ou através do e-mail jose.jrp@pmfi.pr.gov.br.

AMN

Sair da versão mobile