Modelo de tema livre marcou debate entre candidatos na Rádio Cultura


Na manhã deste sábado (25), os eleitores de Foz do Iguaçu tiveram mais uma oportunidade para analisar as propostas dos candidatos à prefeito e definir o voto, para as eleições do dia 2 de abril. Com uma proposta diferente, a Rádio Cultura, em parceria com o jornal Gazeta Diário, promoveu um debate onde os candidatos puderam perguntar entre eles, durante duas horas e meia. O debate foi transmito online pelo site da emissora e pelo página no canal Youtube, com apoio da esquipe técnica da Vision Art.

Mediado pelo apresentador Aírton José de Jesus, o debate ocupou boa parte da manhã, um dos horários nobres da radiodifusão. “Uma oportunidade para que os candidatos confrontassem as propostas optando ele mesmos pelos temas, e o resultado foi positivo. O formato com tema livre ampliou o debate e permitiu que uma quantidade maior de temas fosse abordada pelos candidatos”, disse.

A mesa-redonda foi marcada pelo bom nível de discussão entres os seis candidatos, que se questionaram sem ataques pessoais. Ao todo, foram pedidos apenas três direto de repostas, um da coligação “Foz Levada à Sério”, de Chico Brasileiro e dois da coligação ““Foz Acima de Tudo”, de Phelipe Mansur, todos indeferidos pela comissão de advogados indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Foz do Iguaçu.

Assista o debate na íntegra:

Após o debate, os candidatos fizeram uma avaliação do programa.

“Foi extremamente positivo, deu para clarear as idéias. Um debate de bom nível. Acho que todos se comportaram de uma forma serena, de uma forma baseada em propostas. Saio extremamente satisfeito desse debate e acho que esse é o caminho. Foz do Iguaçu debater com exaustão os seus problemas e a Rádio Cultura nos ajudou muito nesse sentido”, disse o candidato Chico Brasileiro (PSD).

“Vejo que cada um trouxe suas propostas. Nós percebemos que principalmente nós do Partido Verde, que não temos agremiações partidárias, não temos compromissos com cabos eleitorais, nós somos a solução urgente para a cidade. Então, não estamos aqui fazendo propostas mirabolantes, impossíveis de serem compridos. Agradeço a Rádio Cultura pelo debate, que acredito que foi de um nível médio para alto”, disse o candidato Irineu Ribeiro (PV).

“Foi um excelente debate, que invés da troca de acusações, algumas coisas surgiu, mas todos procuraram mostrar à população a seriedade das campanhas em um propósito só, que é Foz do Iguaçu. O resultado é uma questão numérica, que um terá mais votos que os outros, mas a responsabilidade que ele terá será cobrada por todos os demais. Porque nós seremos os primeiros fiscais do trabalho do vencedor”, disse o candidato tenente-coronel Jahnke (PTN).

“O primeiro debate, um baita de um serviço que a Rádio Cultura e o jornal Gazeta prestam à comunidade, porque as outras coisas são só intensões e aqui podemos bater nas contradições dos demais candidatos. Nós estamos numa disputa e não poderíamos só falar de flores. Cada secretaria a gente poderia ficar falando uma tarde, mas aqui agente tenta levar o eleitor para dentro de uma prefeitura como a de Foz do Iguaçu”, disse o candidato Marcelino Freitas (PT).

“Muito esclarecedor o conteúdo, as pessoas se comportaram bem o nível foi bom. Mas acho que temos seis bons candidatos, cada um com suas peculiaridades, mas não tem problema não. Um dia de cada vez e no dia três todos juntos para resgatar a dignidade de Foz. E outra coisa, a Rádio Cultura inspira isso na gente, nós temos que respeitar a Rádio Cultura. Entrar numa casa, entrar num lar e isso a gente agradece a vocês”, disse o candidato Osli Machado (PPS).

“Um debate incrível, eu saio muito satisfeito, porque podemos olhar nos outros candidatos e acho que o público conseguiu sentir efetivamente as propostas. Um debate aberto, com perguntas candidato à candidato, sem aquele engessamento que os debates da televisão nos propõe. Então eu fiquei muito feliz, saio daqui muito contente e espero que o público escolha o melhor candidato. Tenho certeza que a população vai agradecer, porque a Cultura tem oferecido esse serviço e é necessário o debate para a democracia”, disse o candidato Phelipe Mansur (REDE).

Sair da versão mobile