Detran promove encontro com gestores municipais de trânsito

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) promoveu nesta terça-feira (21), em Curitiba, um encontro técnico com autoridades municipais de 42 cidades do Estado que já estão integradas ao Sistema Nacional de Trânsito. Curitiba, 21/03/2017. Foto: Rodrigo Félix Leal

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) promoveu nesta terça-feira (21), em Curitiba, um encontro técnico com autoridades municipais de 42 cidades do Estado que já estão integradas ao Sistema Nacional de Trânsito. O evento, uma iniciativa inédita da autarquia, teve como público-alvo gestores e equipes operacionais e incluiu palestras e discussões sobre legislação e fiscalização, as mudanças e impactos na segurança viária.

“As ações que envolvem instituições ligadas ao Sistema Nacional de Trânsito são importantes porque permitem um alinhamento dos profissionais que contribuirão diretamente para que o trânsito seja mais seguro e haja uma redução no número de infrações e acidentes de trânsito”, destacou o diretor-geral do Detran Paraná, Marcos Traad.

No evento foram abordadas questões sobre o novo Sistema de Notificação Eletrônica e as alterações no Registro Nacional de Infrações. Os participantes também receberam orientações sobre a parte operacional do Sistema de Gestão de Infrações de Trânsito (GIT) e dos procedimentos relativos aos processos derivados dos Autos de Infrações de competência do Detran-PR preenchidos no município.

Para o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Algacir Mikalovski, o encontro fortalece a relação entre Estado e município. “A parceria entre os órgãos de trânsito permite um melhor atendimento aos cidadãos. O Detran Paraná é um exemplo para todo o Brasil e nós queremos aproveitar todo conhecimento da instituição para melhorar a fiscalização e a prevenção de acidentes”, afirma o secretário.

Segundo o diretor do Departamento de Engenharia e Transporte de Cascavel, Pedro Silvério, um dos assuntos principais do evento foi a implantação do Sistema Nacional Eletrônico. “As mudanças na legislação e no trânsito exigem uma adaptação no trabalho dos órgãos de trânsito. Com a mudança do sistema de multa nacional é necessário discutir como vamos colocar em prática da forma mais padronizada possível”.

“Esta é a primeira vez que participamos de um evento deste porte. Eu vejo a aproximação do Detran e municípios como algo muito importante para obter diferentes perspectivas, discutir inovações e trocar experiências. Tudo isso, sem dúvida, vai contribuir também para uma melhor gestão no trânsito”, explica o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Ponta Grossa, Roberto Pellissari.

CIDADES PARTICIPANTES – Participam do encontro representantes de Apucarana, Arapongas, Araucária, Califórnia, Campo Largo, Campo Mourão, Carambeí, Cascavel, Castro, Cornélio Procópio, Coronel Vivida, Curitiba, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ibaiti, Ibiporã, Irati, Lindoeste, Londrina, Maringá, Marmeleiro, Matelândia, Medianeira, Palmas, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Quatro Barras, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha do Itaipu, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, São Miguel do Iguaçu , Sarandi, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

AEN

Sair da versão mobile