Conselho lança Fórum de Setoriais de Cultura

O CMPC (Conselho Municipal de Políticas Culturais) promoverá encontros itinerantes em cinco regiões da cidade para debater a cultura. As reuniões públicas integram o Fórum de Setoriais de Cultura e serão abertas para a participação da comunidade. O primeiro evento acontecerá no dia 08 de abril, às 14 horas, no Centro Comunitário da Vila C.

O fórum também será realizado no Centro de Convivência Leonel Brizola, em Três Lagoas; na Escola Municipal Adele Zanotto Scalco (CAIC), no Porto Meira; no Teatro Barracão, no Jardim São Paulo/Morumbi; e na Fundação Cultural, no Centro. As inscrições dos participantes são gratuitas e poderão ser feitas através do site do Conselho de Cultura: www.culturafoz.com.br.

O diálogo visa contribuir para a formação de setoriais de cultura, instâncias organizativas permanentes formadas a partir de segmentos artístico-culturais definidos pela legislação municipal. Também constitui etapa preparatória da 4ª Conferência Municipal de Cultura, espaço de deliberação sobre as políticas do setor, que acontecerá no segundo semestre deste ano.

Os encontros do Fórum de Setoriais de Cultura reunirão artistas, produtores culturais, professores, estudantes, gestores públicos, representantes de entidades e moradores de cada localidade. Conforme o presidente do CMPC, José Luiz Pereira, a intenção é envolver a população para que ela indique as demandas e necessidades culturais de Foz do Iguaçu.

“Todo o projeto de cultura deve ser elaborado com a participação da população. São os moradores de cada lugar que melhor saberão dizer o que é necessário em termos de equipamentos, ações e programas culturais”, ressaltou José Luiz Pereira. “Queremos manter essa mobilização até a conferência, sempre promovendo espaços de discussão”, concluiu.

Debates e informações Integrante da comissão organizadora do Fórum de Setoriais de Cultura, Sérgio Winkert ressaltou que durante os encontros serão compartilhadas informações sobre o Sistema Municipal de Cultura, pré-conferências e conferência de cultura. O objetivo é fomentar a organização de setoriais e a participação da comunidade nos debates sobre a cultura.

“Após a realização dos encontros regionais, será organizado o fórum municipal de setoriais, já no segundo semestre, reunindo as contribuições acumuladas nos bairros”, explica Sergio Winkert. “O processo de conferência e de elaboração do Plano Municipal de Cultural resultarão da efetivação dos setoriais e desse amplo diálogo”, completou o conselheiro.

Organização

O Fórum de Setoriais de Cultura é organizado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, por meio de uma comissão instituída pela plenária do órgão, com o apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. A Unioeste/Foz (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) contribui com atividades de planejamento, execução e certificação do fórum, através da IOCA (Incubadora de Organizações Criativas e Artísticas).

A comissão organizadora do Fórum de Setoriais de Cultura é formada por Adir Frazon (Encontro da Águas), Adir Ledesma (Guarda Municipal), Ivete Frazon (CTG Charrua) e Juca Rodrigues (Cia. de Teatro Amadeus). Também fazem parte da equipe Roberto Virgínio (Centro de Cultura Popular), Sandra Schiavini (SDS Cia. Teatral), Sérgio Winkert (Unioeste) e Vera Vieira (Fundação Cultural).

Agenda dos fóruns

– 08/04, às 14h | Vila C: Centro Comunitário

– 29/04, às 14h | Três Lagoas: Centro de Convivência Leonel Brizola

– 06/05, às 14h | Porto Meira: Adele Zanotto Scalco (CAIC)

– 13/05, às 14h | Jardim São Paulo/Morumbi: Teatro Barracão

– 27/05, às 14h | Centro: Fundação Cultural

Fonte: Assessoria

Sair da versão mobile