Universidades, polícia e vereadores buscam solução para falta de segurança

Órgãos de segurança, Unila e Unioeste, se reuniram com representantes da Câmara de Vereadores, na quarta-feira (14), para buscar soluções para o problema da segurança na região do Jardim Universitário, na zona norte de Foz do Iguaçu.

A reunião na Câmara de Vereadores contou com a presença do delegado da Polícia Civil, Gerlado Evangelista; do secretário municipal de Segurança, Jussier Leite, do reitor da Unila, Nielsen de Paula Pires; do diretor da Unioeste de Foz do Iguaçu, Fernando Martins; além do presidente da Câmara, vereador Rogério Quadros.

O Presidente Rogério Quadros (PTB) destacou que a preocupação com a situação das instituições é grande e o Legislativo está pronto a ouvir as reivindicações e dar andamentos às ações no que lhe compete. “Temos grande preocupação com região norte da cidade, a Unila tem três mil estudantes e a Unioeste tem 2000 alunos. A infraestrutura não está atendendo à demanda da comunidade, então pensamos em políticas públicas, ações nesse sentido, visando melhorar questões como segurança, limpeza, iluminação e sistema viário”.

O Diretor do campus da Unioeste de Foz do Iguaçu, Fernando Martins, enfatizou que “estamos em conversa com a Câmara e Unila para que tenhamos uma audiência pública sobre o assunto, uma vez que entendemos que a questão da segurança pública é também um aspecto educativo. Algumas ações, os próprios órgãos de segurança podem orientar a comunidade acadêmica. Até porque segurança pública não é só uma questão de polícia, ela exige participação comunitária”. Segundo Fernando Martins, a demanda mais pontual são os assaltos em ponto de ônibus. A respeito do estreitamento de laços, Fernando colocou a Unioeste à disposição para realização de convênios ou intercâmbios que cooperem com o legislativo e também com a questão do controle social.

O vereador Rogério Quadros (PTB) salientou que a audiência pública deve acontecer após o período eleitoral, nos moldes de um debate acadêmico, com a participação com órgãos de combate ao crime, com as entidades, sociedade civil organizada, órgãos de segurança integrada e a própria comunidade acadêmica e vamos buscar a participação de órgãos do governo federal e estadual.

O Delegado da Polícia Civil, Geraldo Evangelista, afirmou “estamos à disposição para alinharmos as necessidades. Podemos mandar um ofício para centro de planejamento estatístico e levantarmos um boletim para traçar um norte operacional”.

O Reitor da Unila, Nielsen de Paula Pires, abordou os projetos sociais que a Universidade participa e enfatizou que a Câmara pode pedir colaboração da Unila no sentindo de realizar intercâmbios de experiência para elevar a qualidade das políticas públicas e a visão macro sobre a cidade e a região. “Somos uma Universidade que trabalha toda a questão da integração, da inclusão social, voltada para ampliar a mobilidade social e solidariedade internacional.

Jussier Leite, Secretário Municipal de Segurança Pública, enfatizou que o modelo de segurança desenvolvido em Foz. “Nosso modelo é comunitário, há um trabalho integrado e colaborativo em conjunto com a sociedade. Antes tínhamos três equipes na região da Vila A, B, C e hoje só temos uma, há uma defasagem nesse quadro”. Podemos levantar dois GTAS para colocar à disposição da Polícia Civil a partir do dia 30 de março. Amanhã, quinta-feira, vamos receber lideranças da Unila para implementarmos softwares para melhoria da segurança na cidade.

Informações: Câmara Foz

Sair da versão mobile