Jorge Miguel Samek deixa Itaipu


A publicação do Diário Oficial da União desta terça-feira (14), trás a exoneração dos cargos da diretoria executiva do lado brasileiro da usina hidrelétrica de Itaipu Binacional, entre eles, o diretor-geral, Jorge Miguel Samek. No lugar, foi nomeado Luiz Fernando Leone Viana.

Foram exonerados, a diretora financeira executiva, Margaret Mussoi Luchetta Groff; o diretor técnico executivo, Airton Langaro Dipp; o diretor de coordenação, Nelton Miguel Friedrich; além do diretor-geral brasileiro, Jorge Miguel Samek.

A publicação com a exoneração assinada pelo presidente Michel Temer, também trás os novos nomes nomeados para os cargos de diretoria executiva. São eles: Marcos Vitório Stmm, Diretor Financeiro Executivo; Rubens de Camargo Penteado, Diretor Técnico Executivo; Marcos Antonio Baumgartner, Diretor Administrativo; Ramiro Wahrhaftig, Diretor de Coordenação e Luiz Fernando Leone Viana, Diretor-Geral Brasileiro.

A exoneração de Samek era esperada desde 31 de agosto do ano passado, quando Michel Temer assumiu definitivamente a presidência da República, após aprovação do impeachment de Dilma Rousseff pelo Senado Federal.

Samek assumiu o comando da binacional em 2003, nomeado pelo então presidente Luis Inácio Lula da Silva, permanecendo na direção de Itaipu no governo Dilma e neste primeiro ano do governo Temer. Com isso, Samek torna-se o diretor com maior tempo à frente de Itaipu.

Durante sua gestão, Itaipu bateu os próprios recordes de geração de energia, mantendo o posto de maior geradora de energia hidrelétrica do mundo. Em paralelo, criou programas de sociais e ambientais em todos os 29 município da região de abrangência do Lago de Itaipu. Destaque para o programa socioambiental Cultivando Água Boa, premiado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e replicado em vários países. Ainda, inaugurou o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Universidade federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Também foi responsável pelo desenvolvimento do turismo sustentável na usina, criando o Complexo Turístico de Itaipu. Hoje, Itaipu é o ponto mais visitado em Foz do Iguaçu, atrás apenas das Cataratas. Apenas em 2016, 954.572 visitantes passaram pelos atrativos turísticos de Itaipu.

Além de diretor da Binacional, Samek também teve importante papel na relação entre Brasil e Paraguai, trabalhando no apoio para o desenvolvimento do país vizinho e fortalecimento do relação diplomática.

Novo diretor-geral

O novo diretor de Itaipu, Luiz Fernando Vianna é o atual diretor da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e já foi presidente da Associação dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine). Luiz Fernando é filho do ex-prefeito de Foz do Iguaçu, Clovis Cunha Vianna, que governou a cidade de 1974 a 1984, indicado pelo governo militar.

Sair da versão mobile