Novas regras para bagagens em aviões passam a valer a partir de terça

As novas regras para o transporte aéreo passam a valer a partir da próxima terça-feira em todo o país. Entre as medidas aprovadas pela Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, a mais polêmica é a que permite as companhias aéreas cobrar dos passageiros pelas bagagens despachadas.

As empresas ainda estão definindo como será a cobrança de bagagens, portanto, os usuários devem se informar antes de comprar os bilhetes, já que cada operador terá liberdade para decidir a estratégia de mercado a ser adotada.

Anac determinou também que a franquia da bagagem de mão deve passar de 5 quilos para 10 quilos. A advogada Cláudia Almeida, do (Idec) Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, alerta que será preciso programar com cuidado o que levar na bagagem de mão, uma vez que as companhias aéreas vão fiscalizar com maior rigor o peso a ser transportado nos bagageiros das aeronaves.

O fim da franquia de bagagens está sendo questionado na Justiça pelo Ministério Público Federal e pela Ordem dos Advogados do Brasil.

EBC

Sair da versão mobile