Parceria entre Unila e a Polícia Federal agiliza regularização de estudantes estrangeiros

A Unila e a Polícia Federal realizam um mutirão para emissão e renovação do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), voltado aos estudantes da Universidade. O trabalho iniciou no dia 22 de fevereiro e segue até o dia 10 de março. O atendimento é realizado sempre das 8h às 12h, na Unila Vila A. A previsão é que sejam atendidos 900 alunos de 18 países latino-americanos.

De acordo com a assistente em administração da Unila e responsável pelo mutirão, Fabíola Belini, a Unila é a única universidade que realiza este tipo de trabalho em parceria com a Polícia Federal. “Realizamos, inclusive, a autenticação de documentos, o que minimiza o custo e o tempo gasto pelos estudantes nesse processo. Outro ponto importante é a participação dos alunos voluntários, que faz com que os calouros se sintam mais acolhidos”, afirma.

Além de servidores da Universidade e policiais federais, o mutirão conta com a participação de 14 estudantes voluntários. Os voluntários fazem a recepção dos alunos, distribuem senhas e apoiam no preenchimento de formulários. Na sequência, os servidores fazem uma triagem, conferindo e autenticando toda a documentação para que, então, os estudantes entreguem os documentos aos policiais federais.

“Como Foz do Iguaçu tem muitos estrangeiros, nosso setor de registro de estrangeiros está sempre muito cheio e, por isso, ficaria inviável que esses alunos fossem até nós para fazer a regularização. A parceria com a Unila é muito importante, pois a gente conta com o espaço físico da Universidade e com o apoio fundamental dos servidores e estudantes voluntários. Com isso, a documentação já chega completa para o registro, o que facilita muito o nosso trabalho”, destaca o chefe substituto do Núcleo de Imigração da Polícia Federal, Delano de Sousa Tschiedel.

Durante o mutirão, os alunos veteranos têm a oportunidade de realizar a prorrogação do Visto de Estudante ou da Carteira Fronteiriça, que deve ser feita anualmente, além do Acordo de Residência Mercosul – que precisa ser renovado a cada dois anos. Estão habilitados por esse Acordo os seguintes países: Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador. Os estudantes veteranos que estão com a documentação prevista para vencer nos meses de abril e maio de 2017 podem adiantar a renovação durante o mutirão. Já os calouros podem pedir a emissão do Visto de Estudante e Carteira Fronteiriça. A opção pelo Acordo de Residência Mercosul só pode ser realizada a partir do segundo ano.

Unila

Sair da versão mobile