Justiça decide que DEM poderá compor chapa com PSD

A Justiça Eleitoral em Foz do Iguaçu decidiu nesta quinta-feira (23), que o Partido Democratas (DEM) pode compor a chapa da coligação “Foz levada à sério”, de Chico Brasileiro (PSD). A interferência do judiciário aconteceu após o DEM decidir em convenção local, que iria apoiar a chapa composta pelo PSD, contrariando a direção estadual e nacional do partido, que permitiram a coligação com a Rede Sustentabilidade (REDE), de Phelipe Mansur.

Na terça-feira (21), o presidente do DEM no Paraná, deputado Pedro Lupion, explicou que por uma questão ideológica, não é permitido as diretivas locais coligarem com partidos de esquerda, nesse caso, o PC do B, do candidato à vice de Chico Brasileiro, Nilton Bobato. “A REDE não tem um aliamento ideológico conosco, mas não tem nenhum enfrentamento. Foi combinado em reunião em Brasília que a coligação seria com Phelipe Mansur e mudaram de ideia e resolveram nos enfrentar. Por isso, a convenção será anulada. As pessoas serão afastadas do partido”, disse Lupion.

Na decisão, a juíza eleitoral, Juliana Arantes Zanin Vieira, explica, que, “na hipótese de dissidência partidária, o Juiz Eleitoral decidirá qual dos envolvidos poderá participar da distribuição do horário eleitoral gratuito”.

Ainda na decisão, a juíza deixa claro que, “Ademas não se encontra comprovante da ciência da Comissão Municipal acerca da decisão apresentada pelo Diretório Estadual ou eventualmente pela Direção Nacional”, completa.

Sair da versão mobile