Projeto Viola Lindeira antecipa volta aos ensaios nos 16 municípios da região

O Projeto Viola Lindeira antecipou a volta aos ensaios, que estava programada para depois do carnaval. Desde o último dia 13, os quase 600 jovens de 6 a 17 anos, dos 16 municípios que participam do projeto, estão voltando às aulas. O projeto é uma parceria entre a Itaipu Binacional e o Instituto Viola Caipira.

De acordo com o coordenador do Projeto, Crystian Fernandes, que é professor da Orquestra Paranaense de Viola Caipira de Cascavel (FAG), a antecipação atendeu a um pedido dos próprios alunos e de suas famílias. “Nós também temos a necessidade de reorganizar as turmas, para se adequar aos turnos escolares dos participantes”, acrescentou.

No ano passado, 572 crianças e adolescentes participaram do Projeto Viola Lindeira. Em 2017, este número deve chegar a 640 alunos. Segundo Crystian, o projeto ganhou grande apoio dos prefeitos eleitos nos municípios.

A proposta é formar músicos amadores e profissionais nos municípios lindeiros ao lago de Itaipu, em um prazo de três anos. As aulas são ministradas no contraturno escolar, uma vez por semana. O estudo começou em abril de 2016, após a triagem feita em cada município. Os critérios de seleção incluíram idade (6 a 17 anos), situação de vulnerabilidade social e interesse no instrumento.

“Também incentivamos a participação deles nas apresentações da Orquestra Paranaense de Viola Caipira”, explica Crystian. Segundo ele, o principal objetivo do projeto é formar cidadãos e fazer com que estes jovens buscam na música uma carreira e um futuro.

JIE

Sair da versão mobile