Projeto “Um Chute para o Futuro” precisa de ajuda


Durante as tardes quentes de verão em Foz do Iguaçu, no Bairro Porto Belo, região norte da cidade, é possível ouvir o som de inúmeras crianças brincando. Elas estão por todos os lados – dentro da piscina, nas quadras de esportes, na cantina ou nos brinquedos do parquinho. E elas vêm também de outros cantos da cidade, como Vila C, Cidade Nova, Porto Meira e Jardim Califórnia, mantidas sob os olhos atentos de cinco adultos, entre eles, o professor de educação física e líder comunitário Ronaldo Cleber Cáceres.

Imersas no projeto “Um Chute para o Futuro”, criado em 2004, meninos e meninas com idade entre 04 e 16 anos em situação de vulnerabilidade social são incentivados a buscar um futuro melhor. Quando foi criado, as aulas eram apenas de futebol. Atualmente, as crianças usufruem também de diversas atividades, entre elas, reforço escolar, língua inglesa, música e demais esportes. Há pista para bicicletas, rede de vôlei, sala de leitura, sala de computação, parquinho e pula-pula. A estrutura é beneficio de comodato disponibilizado por um empresário da região. Os pequenos – que somam cerca de 300 crianças – tomam café da manhã, almoçam e jantam no local, que não conta com apoio do governo municipal, estadual ou federal. Tudo foi construído com a ajuda de amigos.

UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE

Afastar crianças e adolescentes do tráfico e da prostituição infantil, tirando-as das ruas, é um dos principais intuitos do projeto criado por Ronaldo – que conheceu de perto a destruição do tráfico ao perder um irmão. Por meio do esporte e da cidadania, com dedicação e força de vontade, ele, sua família e apoiadores fazem a diferença na comunidade.

Mesmo com tanto esforço, o local mantem-se financeiramente apenas por meio de doações de amigos e empresários. As necessidades ultrapassam os custos básicos, como alimentação, energia elétrica, conta de água e telefone. O espaço tem necessidade de reestruturação do encanamento e sistema elétrico, além da reforma da piscina. Em novembro de 2014, a ONG foi escolhida pelo Programa Caldeirão do Huck da Rede Globo para participar do quadro “Um por todos e todos por um” e teve sua sede reformada. Porém, pela intensa rotina e a quantidade de pessoas que abriga, os desgastes por uso, assim como a deterioração natural, já podem ser facilmente notados.

TODOS ACOLHEM E SÃO ACOLHIDOS

Toda ajuda é bem-vinda – inclusive a boa vontade de quem se prontifica a compartilhar conhecimento em aulas e atividades para ensinar e entreter. Como é o exemplo dos professores de matemática, Marcos e Nataska Hattori, que semanalmente auxiliam com as dificuldades na escola. Já Wesley Zacarias, aprendeu a tocar violão e teclado desde cedo e instrui as crianças que têm interesse em partituras, cantos e melodias. Quem leciona inglês é a professora Solange Morareira; Rose Menezes ensina as práticas e benefícios da yoga e Jonathan Nogueira, os movimentos de taekwondo. Há também apoio de uma psicóloga e uma assistente social; enquanto a instigação da criatividade não fica de fora, nas aulas de artesanato da professora Verônica Linos, e de artes do professor Rogério Silva.

“Um Chute para o Futuro” busca voluntários e doações para manter sua estrutura funcionando, como as quadras, piscina, salas de aula e cozinha. Se você quer fazer o bem de alguma forma, entre em contato com os responsáveis e o conheça de perto. Aproveite também para conhecer crianças e adolescentes que apoiadas por este projeto, terão um futuro muito mais promissor.

Assessoria de Imprensa Olé Comunicação)

Sair da versão mobile