Beach soccer: começa a 1ª Copa Foz do Iguaçu

O pontapé inicial para os jogos de beach soccer na Arena Gramadão foi dado na noite desta segunda-feira (23), com a abertura da 1ª Copa Foz do Iguaçu de Beach Soccer. Nas seis primeiras partidas, a bola já balançou a rede 45 vezes. A solenidade de abertura aconteceu na própria quadra de beach soccer, construída em menos de uma semana no Gramadão, na Vila A, em Foz do Iguaçu. O local também está sendo usado para o treinamento diário da seleção brasileira da modalidade e vai sediar um amistoso contra o Paraguai, no domingo (29), às 17h30. A entrada para todos os jogos é gratuita.

No total, 18 equipes de Foz do Iguaçu participam do campeonato. Entre segunda e quarta-feira acontecem os jogos da fase classificatória, sempre depois das 18h45 (veja programação abaixo). As quartas de final serão na quinta-feira (26) e as semifinais, na sexta-feira (27). A grande final está marcada para o sábado (28). O jogo entre Brasil e Paraguai, no domingo, marcará o encerramento da primeira semana de jogos da Arena Gramadão.

A seleção brasileira chegou a Foz do Iguaçu na quinta-feira da semana passada e, desde então, está fazendo seus treinos no Gramadão, todos os dias, em dois períodos: pela manhã, a partir das 8h30, e à tarde, às 17h. Os treinos são abertos e podem ser assistidos na arquibancada de 2 mil lugares levantada no local. No dia 2 de fevereiro, o time brasileiro viaja para Assunção, para disputar as eliminatórias da Copa do Mundo.

Legado para Foz do Iguaçu

“Foz do Iguaçu entra na história do beach soccer no Brasil”, resumiu o diretor de Relações Institucionais da Confederação de Beach Soccer do Brasil, Alekssandro Fogagnoli, durante a solenidade de abertura da Copa de Beach Soccer. Segundo ele, é a primeira vez que a modalidade deixa o Rio de Janeiro e viaja para o interior do País.
Para Fogagnoli, o principal legado do novo campo de beach soccer será desenvolver esta modalidade na cidade, com a oferta de escolinhas gratuitas para crianças e adolescentes. “No futuro, podemos ter jogadores da seleção formados aqui em Foz do Iguaçu”, afirmou.

O superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, também avaliou a criação definitiva de uma arena de beach soccer no Gramadão. “Fizemos as contas e vimos que a criação de um campo temporário custaria quase o mesmo do que deixar permanentemente”, explicou. “O espaço poderá ser usado para a prática de beach soccer e outras sete modalidades jogadas na areia.”

Piolla agradeceu o empenho da equipe da Divisão de Infraestrutura e Manutenção de Itaipu, que coordenou a criação da quadra em tempo recorde. Para fazer o espaço de 41 x 30 metros em menos de uma semana, foi necessário vencer um desnível de 1,70 metro, além de despejar 200 metros cúbicos de pedra brita e 500 metros cúbica de areia. A arquibancada, a iluminação e toda a estrutura externa foram construídas posteriormente.

Confira os jogos de hoje:

Quarta-feira (25/01)

18h45 – PPC x Construtora Pereira
A seguir – Vila Borges x Ajax/CRG
A seguir – Jd São Miguel x Crescer FC
A seguir – Caia x União São Francisco
A seguir – Os Intocaveis x Embalagens Paraná
A seguir – Smel/Sti x Vila Miranda

JIE

Sair da versão mobile