Comtur discute soluções para agilizar atendimento na fronteira com a Argentina

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realizou a primeira reunião ordinária de 2017. Um dos assuntos discutidos foi o trânsito de turistas na fronteira Brasil/Argentina. O grande movimento verificado no mês de janeiro, o que tem ocasionado filas em determinados momentos, preocupa o setor turístico.

Durante o encontro, o delegado-chefe da Policia Federal, Fabiano Bordignon e o chefe do Núcleo de Migração, Anderson de Lima, apresentaram um estudo para criar um Box de autoatendimento, cuja tecnologia é de uma empresa de Portugal, e já utilizado em algumas cidades do país.
Os pré-requisitos para usar o sistema são: ser maior de idade e portar o passaporte eletrônico. “A pessoa coloca a mão, a digital, verifica se confere o passaporte e faz a identificação facial. Qualquer situação de alteração é avisada. A atuação humana se daria somente quando necessário”, disse.

A maior dificuldade apontada pelo delegado é que nas pontes não se tem previsão de chegadas de ônibus, diferentemente do aeroporto, que se sabe diariamente o número de pessoas que vai chegar nos voos, pois existe uma programação de chegada de aeronaves.

“Nós tomamos uma medida já no ano passado, com a possibilidade dos turistas permanecerem nos ônibus, descendo apenas o guia de turismo com a lista de passageiros; faz-se a migração, confere-se o número de pessoas, pega-se a documentação e o ônibus vai embora; isso foi feito para facilitar”, frisou o delegado.

Bordignon esclareceu ainda que a maior demanda na Ponte Tancredo Neves nesta época ocorre por conta de famílias argentinas que viajam de carros para o Brasil. “Temos verificado situações em que a pessoa na fila não está nem com a tarjeta de migração. Em muitos casos, os turistas chegam na fila para daí então preencher a tarjeta”. O delegado explicou que o documento pode ser preenchido de antemão, obtendo-o no site da Polícia Federal: www.pf.gov.br.

O secretário de Turismo, Lourenço Kurten enfatizou que a Secretaria tem acompanhado o tema. “Temos verificado essa situação que se repete nos últimos anos e verificamos um avanço por parte da Polícia Federal em ações que buscam minimizar o tempo de permanência dos turistas no ingresso ao país”, declarou.

Números

O delegado ainda apresentou números referentes a movimentação na Ponte Tancredo Neves: “em janeiro de 2015, nós tínhamos uma movimentação de turistas de entrada e saída de 65 mil pessoas. Em 2016, houve um aumento de 85%, com 120 mil migrações; e, em janeiro deste ano, já são quase 80 mil pessoas e a projeção é de 143 mil, com aumento de 20%. Nas olimpíadas, houve um reforço de efetivo, o que não tivemos agora.”

Assessoria Setur

Sair da versão mobile