Ponte da Amizade ganha iluminação à LED


Técnicos eletricistas trabalharam durante a noite de segunda-feira (28), na instalação das lâmpadas de LED na Ponte Internacional da Amizade. As luminárias são modelo NXT 72 M, em conformidade com as diretrizes RoHs (sem chumbo, cádmio, mercúrio, cromo hexavalente e bifenilos polibromados) e podem reduzir o consumo de energia em até 80%.

A substituição das antigas lâmpadas faz parte de um projeto do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz) e ao Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística de Foz do Iguaçu (Fundo Iguaçu) e recebeu a aprovação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela ponte.

As lâmpadas mais modernas, foi uma doação da empresa canadense LED Roadway Lighting, através do representantes em Foz do Iguaçu. O acordo de cooperação foi assassinado em novembro deste ano, pelo diretor administrativo e financeiro do DNIT, em Brasília, Gustavo Adolfo Andrade de Sá, diretor da MD Eletro, André Camargo, pelo superintendente de Comunicação Social de Itaipu e secretário-geral do Codefoz, Gilmar Piolla, além do superintendente do DNIT no Paraná, José da Silva Thiago, e o chefe de serviço da unidade local do DNIT em Foz do Iguaçu, Vicente Veríssimo.

Além da ponte que une Foz do Iguaçu à Cidade do Leste, no Paraguai, também receberá nova iluminação a Ponte Internacional Tancredo Neves, entre Foz do Iguaçu e Porto Iguaçu, na Argentina. Toda a manutenção será dada pela empresa doadora, sem custos para o DNIT.

Segurança

O Codefoz, através da Câmara Técnica de Segurança, deverá ainda, instalar câmeras de monitoramento ao longo da Ponte da Amizade. O monitoramento será por meio de reconhecimento facial e de placas de veículos. O objetivo é desenvolver a inteligência no processo de segurança internacional e fortalecer a troca de informações entre os órgãos de segurança entre Brasil e Paraguai.

Sair da versão mobile