Programa que previne crianças contra as drogas forma turma em STI


Em cerimônia realizada na última sexta-feira (4), a rede municipal de educação de Santa Terezinha de Itaipu, em parceria com a Polícia Militar do Paraná (PM-PR), realizou a formatura de 273 alunos no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência). O evento aconteceu no Ciami (Centro Integrado de apoio a Melhor Idade) e contou com a presença de autoridades locais, representantes da PM-PR, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, além de pais e professores.

Implantando em 2004, com a primeira formatura no ano seguinte, o Proerd já capacitou aproximadamente 5,3 mil alunos em Santa Terezinha de Itaipu. O programa é preventivo e estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola. A tarefa é desempenhada por um policial fardado e professores, que procuram mostrar os efeitos das drogas e ensinar as habilidades e motivação necessárias para que as crianças se mantenham longe de substâncias nocivas à própria saúde.

Crianças de nove a 12 anos participam do programa, que busca desenvolver nelas autoestima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas. “A droga é um mal que afeta a sociedade e o nosso trabalho é de conscientização, de promover a prevenção. E fazemos isso em parceria com a escola, trabalhando o tema uma vez por semana em cada unidade da rede municipal de ensino, mas contanto sempre com o apoio das famílias, com o monitoramento dos pais no comportamento dos filhos”, explicou o Policial Nobre, instrutor do programa em Santa Terezinha.

Para a aluna Débora Bonet de Miranda, de 10 anos, o aprendizado do Proerd fará muita diferença em sua vida. “Foi muito importante, aprendi bastante com o programa, sobre o mal que às drogas fazem a pessoa e como devemos nos comportar e se manter longe delas”, frisou. “O programa é fundamental porque essas crianças estão levando esse conhecimento para além dos muros da escola, na família, no convívio com os amigos”, avaliou Simara Cordeiro, Secretária Municipal de Educação.

Assessoria STI.

Sair da versão mobile