Bairro Cognópolis promove atividades para a população e turistas

No próximo dia 29 de outubro, sábado, uma série de atividades científico-culturais gratuitas movimentará o Bairro Cognópolis, também conhecido por Cidade do Conhecimento. Entre as 9h e as 22h está programado um evento inédito voltado para moradores de Foz do Iguaçu, região e turistas: Um dia na Cognópolis.

As atividades serão realizadas no Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), situado no bairro. A instituição que funciona com base no trabalho voluntário será transformada em um espaço interativo e sediará minieventos durante todo o dia. Na programação constam feira de trocas, exposições, observação do céu, cinema a céu aberto, piquenique e oficinas interativas.

A proposta, segundo a voluntária e coordenadora do evento, Nara Oliveira, é oferecer um espaço para que a própria comunidade do Bairro Cognópolis, dos demais bairros de Foz do Iguaçu e turistas possam usufruir da relação natureza-cultura e conhecer os espaços e atividade do CEAEC. “As atividades buscam estreitar o diálogo e a conexão com a população criando espaço acolhedor e promotor do encontro entre moradores e familiares em um ambiente de entretenimento, lazer, convivência saudável e desenvolvimento sócio-afetivo-intelectual”, diz.

Atividades previstas no Dia da Cognópolis:

Diálogos na passarela dos Gênios da Humanidade

Ao percorrer uma espécie de “corredor das grandes ideias”, o visitante poderá conhecer mais de 173 personagens que marcaram positivamente a história do conhecimento humano e saber mais sobre algumas. Haverá aulas sobre as seguintes personalidades: Beatriz Galindo, Bertrand Russel, Charles Dickens, Erasmo de Roterdã, George Washington, Marie Curie, Moisés Bertoni e Paulo Freire.

Exposição sobre o Renascimento Cultural

Memórias do Renascimento: Quais os reflexos do Século XVI na sua vida atual?

O Renascimento Cultural Europeu foi um movimento multidisciplinar marcante, compreendido, segundo muitos autores, entre 1320 a 1620. Renovações na mentalidade medieval existente até então, ocorreram a partir de vários contextos, como por exemplo, o artístico, o religioso, o político, o filosófico, o parapsíquico, dentre outros. Venha conhecer um pouco mais das ideias, invenções, obras, expedições e personalidades influentes no contexto renascentista e investigar possíveis reflexos desse período na sua vida atual!

Sentido da Vida: Qual é o seu?

Em diferentes épocas e até os dias de hoje, milhares de pessoas se perguntam sobre o sentido da vida. Diversas linhas do conhecimento, por exemplo, a Religião, a Filosofia e a Ciência lançam hipóteses de respostas para esses questionamentos. Contudo, para algumas pessoas, tais respostas não são satisfatórias. Venha refletir sobre o sentido da sua vida e o legado que deseja deixar.

Páginas ao Longo da História: o livro em evolução

Houve um tempo em que nossa comunicação era restrita à fala. Se pensarmos na origem da espécie humana, escrever é uma experiência cultural muito recente na nossa história e tornar públicas as ideias escritas então… nem se fala; isso sim, pode-se dizer, aconteceu “ontem”. Esta exposição procura resgatar fatos que demarcam o surgimento e a evolução do ato de publicar livros para divulgar e propagar ideias escritas.

Encontro entre Visões de Mundo

Cruzar a ponte é uma experiência cotidiana para os moradores da fronteira. Nesta atividade vamos atravessar uma miniponte buscando um encontro intencional com alguém que está a fazer o mesmo no outro lado da ponte. Quem será? Que surpresas este pit stop nos reserva?

Protagonismo Juvenil através de uma Técnica de Viver

São muitos os jovens empenhados em fazer do mundo um lugar melhor para se viver. A Inversão Existencial visa um protagonismo juvenil através de uma técnica de viver, considerando os princípios da Conscienciologia desde a adolescência, em especial o desenvolvimento intelectual, parapsíquico e da comunicação. Se você se identifica com esta proposta, venha debater conosco.

Ampliando a interação com a Natureza e os Cães através das Energias

A vida acontece através das bioenergias. Absorvemos e exteriorizamos energias o tempo todo. Nesta atividade vamos praticar conscientemente essa interação energética com a Natureza e os bichos de estimação, procurando um melhor aproveitamento da experiência.

Faça você mesmo a sua Brinquedoteca

Em uma espécie de “fábrica de brinquedos sem paredes”, as crianças poderão montar sua brinquedoteca. Dentre os brinquedos que serão montados, merece destaque o origami dos Tsurus pela paz.

Feira de Trocas: praticando a economia solidária e o consumo consciente

As feiras de trocas se baseiam em princípios da economia solidária, visam substituir o lucro, a acumulação e a competição pela solidariedade e pela cooperação. Selecione livros, roupas, brinquedos e objetos de decoração em bom estado, traga tudo para a feira. Você decide por trocar ou doar e aprende um pouco sobre a antiga prática do escambo.

De Minha Autoria

Você acomodado confortavelmente numa poltrona olhando para o céu, ouvindo os sons da natureza por alguns minutos, pensando e inspirando-se. Ao final do exercício, é hora de compartilhar o experimento: registre o resultado no painel e assine. Bem-vindas as ideias de sua autoria!

Astronomia Observacional – Céu de Primavera*

A atividade visa explicar e contextualizar conceitos astronômicos por meio da observação a olho nu e através de telescópios. Serão visualizados aglomerados estelares, Saturno e as constelações da primavera. *Esta atividade, também realizada no Campus CEAEC, está condicionada à boa visibilidade do céu noturno.

Cinema na Praça: Waldo Vieira, Vida e Obra

Considerado um dos maiores parapsíquicos do mundo, Waldo Vieira (1932-2015) inspirou a produção de um documentário sobre seu legado. Com o título ‘’Waldo Vieira, Vida e Obra’’, o filme foi lançado na cidade de Foz do Iguaçu, em fevereiro de 2014 e exibido em inúmeras cidades do Brasil e exterior. Traga seus amigos, cadeiras portáteis ou esteiras e, juntos, vamos assistir o documentário e experimentar a atmosfera das antigas exibições ao ar livre do início do século XX.

Sair da versão mobile