Coritiba empata pela Sul-Americana

Enfrentar o campeão da Copa Libertadores era um desafio para o Coxa na noite desta quarta-feira (19). E foi com garra, mais uma vez, assim como fez contra o Belgrano, que o Coritiba buscou o resultado a todo custo e conseguiu um empate no fim do jogo disputado contra o Atlético Nacional, de Medellín, no Couto Pereira.

O Coxa saiu atrás no marcador, e o gol de empata veio dos pés de Iago. Um golaço, diga-se de passagem. Com o resultado, a decisão da vaga na semifinal da Copa Sul-Americana ainda fica aberta e o Coxa precisa de uma vitória simples em Medellín, na próxima quarta-feira, para seguir na competição.

Primeira etapa muito disputada, mas com vantagem colombiana

Diante de um grande público e ótima atmosfera criada pela torcida coxa-branca, o Coritiba subiu a campo para receber o atual campeão da Copa Libertadores da América. Vestindo a camisa Jogadeira, o Alviverde iniciou o jogo com a presença dos paraguaios Cesar Benítez e Nery Bareiro na defesa e o turco Kazim no ataque ao lado de Leandro.
Aos 14’, com grande infiltração de Guerra pelo meio da defesa coxa-branca, a bola chegou limpa para Borja. O artilheiro mostrou seu faro de gol e com muita tranquilidade tocou na saída do goleiro Wilson, abrindo o marcador.Como era esperado, o experiente time do Atlético Nacional tentou esfriar a atmosfera da torcida coxa-branca. Com muito toque de bola e demora nas cobranças de falta e laterais, aos poucos os colombianos controlaram o início de jogo.

O gol não abateu o time coxa-branca. Empurrado pela torcida alviverde, o Coritiba foi para cima e passou a assustar o adversário. Aos 24’, Leandro fez grande jogada individual pela esquerda e rolou para Juan. Ele dominou de frente para o gol, mas pegou mal na bola, mandando para fora.

Aos 29’, Kazim arrancou em velocidade pela intermediária e foi derrubado por trás por Bocanegra. O lateral direito colombiano já tinha cartão amarelo, recebeu o segundo e acabou expulso pela arbitragem.

Tentando o gol de empate, o Coritiba buscava as jogadas pelo lado de campo. Destaque para a boa movimentação de Leandro e Kazim na frente e de Cesar Benítez pela direita. Precisos nos contra-ataques, os colombianos levaram muito perigo com Borja, em duas oportunidades: na primeira, a bola tocou na rede pelo lado de fora; na segunda, Wilson salvou com o pé e, na sequência, Nery apareceu e tirou da área.

O Coxa conseguiu mais um lance de perigo. Leandro recebeu de Benítez, invadiu a área e bateu cruzado. O goleiro Armani se esticou todo e conseguiu fazer a defesa, evitando o gol de empate do Coritiba antes do intervalo.

Estrela de Iago brilha novamente e Coxa empata no fim do jogo

Na segunda etapa, o Coxa voltou com o mesmo ímpeto que terminou o primeiro tempo. Logo aos dois minutos, Leandro ganhou a disputa com o goleiro Armani. O arqueiro tocou com a mão fora da área e o árbitro assinalou a falta. Juan cobrou pela direita e Nery quase fez de cabeça.

Aos nove minutos, a torcida coxa-branca comemorou. Benitez cruzou da direita e Kazim mandou para as redes. Mas o camisa dez do Verdão estava em posição irregular, assinalada corretamente pela arbitragem.
As três alterações do técnico Paulo César Carpegiani foram para que o Coxa não deixasse o adversário respirar. No primeiro tempo, Gonzalez entrou na vaga de João Paulo. Na segunda etapa, Iago entrou no lugar de Edinho e Raphael Veiga ainda deu lugar a Bernardo.A pressão alviverde seguiu crescendo. Aos 21’, Juan cobrou escanteio do lado esquerdo, Juninho subiu mais alto que toda a defesa, a bola passou muito perto do gol defendido por Armani e não entrou.

Enquanto a torcida não parou nas arquibancadas, o Coxa não se entregou em campo. E toda raça e vontade coritibana foi premiada aos 40 minutos da etapa complementar. Kazim rolou para Iago e, da entrada da área, o camisa sete soltou uma bomba, no ângulo. Para explosão de alegria no Couto Pereira.

O gol ainda deu mais ânimo para os atletas do Coxa que estavam exaustos em campo por conta do forte ritmo de jogo imposto pelas duas equipes. Juan ainda teve uma boa chance de virar o jogo, batendo falta de fora da área, mas a zaga tirou o perigo.

Fim de jogo no Couto Pereira, com um empate do Coxa que, pela forma que aconteceu, teve gosto de vitória.

Decisão será na Colômbia

Assim como na fase anterior, agora o Coritiba terá de buscar fora de casa a classificação para a semifinal da Copa Sul-Americana. Um jogo dificílimo, no estádio Atanasio Girardot, em Medellín, na próxima quarta-feira, às 21h45.

No jogo fora do país, o Coxa precisa de uma vitória simples para ficar com a vaga. No entanto, o empate sem gols é dos colombianos, e o resultado igual ao do Couto Pereira leva a decisão para os pênaltis.

Agora tem decisão no Brasileirão

Antes da partida decisiva na Copa Sul-Americana, o Coritiba terá pela frente outro jogo importante. Será no domingo, no Couto Pereira, contra o Fluminense, na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola para Coxa x Flu a partir das 18h30, no Alto da Glória.

Assessoria

Sair da versão mobile