Plano Diretor será apresentado em audiência público após as eleições

A Prefeitura de Foz do Iguaçu por meio da Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos realiza no próximo dia 05 de outubro às 18 horas, audiência pública para apresentação da Proposta de Revisão do Plano Diretor na Câmara Municipal. Toda população está convidada a participar bem como a representatividade de órgãos, instituições, entidades de classe, acadêmicos e outros.

A audiência pública faz parte do trabalho de revisão do Plano Diretor Municipal realizado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu com o apoio da Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz).

Processo

Foz do Iguaçu, em 1975 ganhou um Plano de Desenvolvimento Urbano, elaborado pela Universidade Federal do Paraná, a pedido da Usina de Itaipu. A partir do núcleo urbano existente naquela época a cidade ganhou a estrutura viária que resultou no traçado das principais avenidas da cidade que são as avenidas JK, República Argentina, Paraná, Jorge Schimmelpfeng e Costa e Silva.

A cidade ganhou o primeiro Plano Diretor em 1991, que foi atualizado em 2006. O Plano da década de 90 direcionou e estruturou o crescimento ordenado da cidade. Foram previstas ações em todas as áreas estruturantes como saúde, educação, saneamento, obras, política urbana e bem-estar social.

A Revisão do Plano Diretor Municipal em 2016 visa o planejamento de expansão e desenvolvimento da cidade para os próximos dez anos. Durante esse processo de revisão, anteriormente foram realizadas audiências públicas junto aos diferentes segmentos da sociedade iguaçuense como Associação Comercial e Industrial – ACIF, Codefoz, Comtur, órgãos do governo e autoridades. Bem como com a comunidade nos bairros nas pré-conferências. A fase dos debates objetiva o embasamento legal do Plano Diretor para elaboração do projeto de lei, que deverá ser encaminhado para aprovação do legislativo. Bem como, os principais projetos que deverão nortear a expansão urbana do município.

 

Sair da versão mobile