Sessão especial marca o lançamento do filme “carta da terra para crianças

Muitas emoções, lágrimas e sorrisos de felicidade marcaram o lançamento do filme “Carta da Terra para Crianças: Um Novo Olhar”, realizado na noite desta segunda-feira (26), no Cineplex do shopping JL Cataratas. Quase um ano após o início da produção do filme, pelo Coletivo Educador Municipal – CEM de Foz do Iguaçu, a ocasião especial, promovida no Dia Nacional do Surdo, reuniu aproximadamente trezentos convidados.

Trata-se de um curta-metragem na língua brasileira de sinais – LIBRAS e legendado em português, cujo roteiro foi adaptado da cartilha “Carta da Terra para Crianças”, uma iniciativa da equipe de educação ambiental do município em 2012. O texto utilizado pertence ao Núcleo de Amigos da Infância e da Adolescência – NAIA.

O elenco da produção é formado pelos alunos e professores da Escola Lucas Silveira da Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Foz do Iguaçu – APASFI, cuja duração ocorreu entre outubro de dezembro de 2015. “Tínhamos o sonho de acessibilizar a mensagem da Carta da Terra e, por meio de um projeto junto à Itaipu Binacional e o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, no ano de 2015, obtivemos um valor que possibilitou grande parte da produção, que pôde ser finalizada com outras importantes parcerias,” relatou a educadora ambiental Rosani Borba da secretaria municipal de Meio Ambiente.

Participaram do evento representantes das entidades integrantes do CEM, comunidade escolar da APASFI, a secretária municipal da Educação Lisiane Sosa e colaboradores do Cine Cataratas. Para muitos da Escola Lucas Silveira, o evento foi à primeira oportunidade de ir a um cinema, pois a maioria tem dificuldade de entender um filme apenas com legendas.

Para contribuir com a prática pedagógica, o filme estará disponível na internet e também será distribuído em todas as escolas municipais e na modalidade de Educação Especial de Foz do Iguaçu, e de outros municípios pertencentes à Bacia Hidrográfica do Paraná 3. Será também enviado à Iniciativa da Carta da Terra Internacional, com sede na Universidade da Paz na Costa Rica, sob a coordenação de uma brasileira.

Carta da terra para crianças: um novo olhar – o filme

Para realizar este filme, os envolvidos viveram dias de muito aprendizado, pois foi preciso chegar a um consenso para produzir um texto adaptado em LIBRAS. Foram necessárias inúmeras conversas e alterações até a finalização do roteiro para os docentes da Escola Lucas Silveira ensaiarem os atores.

Em vinte minutos, o curta é ambientado em diversos pontos da cidade como o Parque Monjolo, as Cataratas do Iguaçu, a Itaipu, o Parque das Aves, o Marco das Três Fronteiras, a Ponte Internacional da Fraternidade, a Escola Lucas Silveira, praças, casas e ruas da cidade. A história se passa em uma aula ao ar livre, onde o professor desafia a turma a estudar os dez princípios da Carta da Terra para Crianças e, ao longo do filme, os alunos vivem diversas situações para entenderem cada ponto do documento.

AMN

 

Sair da versão mobile