Polícia Federal interrompe temporariamente acordo do Corredor Turístico

A informação foi confirmada nesta tarde de terça-feira, 27, pelo assessor de comunicação da polícia federal, José Gnaspini Junior. Segundo ele, a Polícia Federal recebeu denúncias de que alguns taxistas estariam tentando burlar o acordo do “Corredor Turístico”, feito pelos três países vizinhos: Brasil, Argentina e Paraguai.

Pelo acordo, o veículo que transporta turistas, diariamente, entre os país deve fazer uma lista na aduana registrando os passageiros e seus passaportes. A mesma lista deve ser entregue no país de destino, e ao retornar vistoriada novamente nas aduanas. O objetivo do acordo é de facilitar o trabalho das empresas e até mesmo da fiscalização.

No entanto, a PF recebeu a denúncia de alguns profissionais não estariam respeitando, e aproveitando do acordo para transportar turistas entre os país de maneira irregular. “O profissional não apresentava todos os nomes dos passageiros e passaportes. Ele aproveita do intenso movimento de veículos e falta de efetivo da Polícia Federal para passar os passageiros sem os documentos necessários. Além disso, recebemos a informação de que alguns estariam cobrando simplesmente para entregar a lista à fiscalização, e a polícia federal não cobra por este serviço”. Explicou.

Segundo Gnaspini, o acordo foi interrompido parcialmente até que as investigações sejam concluídas. “Decidimos interromper parcialmente, para trabalhar com mais calma na fiscalização e tentar punir quem tenta enganar a fiscalizando aproveitando do acordo”. Finalizou.

Sair da versão mobile