Vacina contra a dengue tem baixa adesão em Foz

O programa municipal de imunização da secretaria municipal da saúde (smsa) encerrou a campanha de vacinação contra a dengue com baixa adesão da população. Em seis semanas, apenas 26,2% da população chave (15 a 27 anos) procuraram os postos de saúde para receber a primeira dose. Até o fim da tarde de sábado (24), data final da campanha, 16.161 pessoas foram imunizadas. A segunda e a terceira doses estão previstas para fevereiro e agosto de 2017.

O desinteresse do público alvo pode estar ligado à desconfiança, já que se trata de um produto novo no mercado. “a vacina é segura, foi testada por cientistas em diversos países, e pode ajudar a evitar mortes por dengue”, disse a enfermeira ângela gonzalez, do serviço municipal. “se a meta de 80% fosse atingida, diminuiríamos muito a chance de uma nova epidemia”, pontuou a coordenadora de imunização da 9ª regional da saúde, ana maria carvalho da costa. Só esse ano foram confirmados 6,5 mil casos de dengue e 14 mortes em foz

Multivacinação

A campanha nacional que oferece até 14 vacinas do sus continua até o dia 30 de setembro na rede municipal de saúde. Em foz do iguaçu, a primeira semana de multivacinação registrou 2.303 doses aplicadas entre menores de 5 anos. A atualização da carteira também é para crianças e adolescentes com idade entre 9 e 15 anos.

Assessoria smsa

 

Sair da versão mobile