Filme “Carta da Terra para Crianças: Um Novo Olhar” será lançada na segunda

Questões socioambientais como cuidados e respeito aos seres vivos já fazem parte do plano de ensino de diversas instituições, cujo objetivo é somar esforços globais para a construção de uma sociedade justa e sustentável. Para contribuir na caminhada em busca de uma sociedade mais igualitária, é preciso haver inclusão.

Com esta preocupação, o Coletivo Educador Municipal – CEM de Foz do Iguaçu produziu o filme “Carta da Terra para Crianças: Um Novo Olhar – O Filme, cujo caráter é universal. Por meio dele a mensagem poderá ser entendida por surdos e ouvintes leitores, pois é apresentada na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e também com legenda em português.

Este filme tem vinte minutos de duração e a história começa em uma sala de aula, onde um professor de surdos desafia sua turma a estudar os dez princípios da Carta da Terra para Crianças. Na sequência, durante todo o vídeo, os alunos vivem situações diversas, em locais característicos de Foz do Iguaçu, para entender e explicar cada princípio do documento.

O roteiro foi construído a partir de uma adaptação do texto da cartilha “Carta da Terra para Crianças”, lançada em Foz do Iguaçu no ano de 2012. As cenas se passam em locais como as Cataratas do Iguaçu, Itaipu, Parque das Aves, Ponte Internacional da Fraternidade, Escola Lucas Silveira, praças, casas e ruas da cidade.

No elenco, estão treze alunos, inclusive um cadeirante, da Escola Lucas Silveira, da Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Foz do Iguaçu – APASFI, e as gravações ocorreram entre os meses de outubro e dezembro de 2015. Depois do lançamento, todas as escolas municipais e na modalidade de educação especial de Foz do Iguaçu receberão o material educomunicativo em DVD para colaborar com a prática pedagógica.

LANÇAMENTO

O filme “Carta da Terra para Crianças: Um Novo Olhar – O Filme” será lançado, em um evento restrito apenas a convidados, na noite da próxima segunda-feira (26), Dia Nacional do Surdo, no Cineplex do Cataratas JL Shopping. Antes da exibição, haverá uma contextualização do projeto e ao final do filme os agradecimentos, acompanhados de depoimentos dos principais envolvidos.

Estarão presentes todos os membros da Escola Lucas Silveira e os responsáveis dos atores. Para muitas crianças surdas, esta será a primeira ida a um cinema, pois elas dificilmente têm a oportunidade de assistir e entender um filme na telona apenas com legendas.

PRODUÇÃO

A concepção do filme começou no ano de 2012, quando a equipe de educação ambiental do município lançou a cartilha “Carta da Terra para Crianças”, ao utilizar o texto do Núcleo de Amigos da Infância e da Adolescência – NAIA e ilustrações representativas de Foz do Iguaçu. Baseado em uma declaração internacional de mesmo nome (Carta da Terra), o projeto foi realizado em parceria com a Itaipu Binacional e o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lagoa de Itaipu.

Esta cartilha foi distribuída nas escolas municipais de Foz do Iguaçu e os professores das áreas específicas foram capacitados para a utilização do material. Naquele momento, foi dado início ao movimento de acessibilização da mensagem do documento, ou seja, tornar possível um trabalho educativo com pessoas com deficiência.

Desta forma surgiu a ideia da produção de um filme universal para transmitir o conteúdo da Carta da Terra para Crianças. Em 2014, a intenção da equipe foi levada ao Coletivo Educador Municipal – CEM de Foz do Iguaçu, e, na sequência, foi escrito um projeto para captação de recurso por meio da Itaipu e do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Após a aprovação da proposta, em 2015, foi dado início à produção do vídeo.

Posteriormente, o grupo entrou em contato com a Escola Lucas Silveira, da Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Foz do Iguaçu – APASFI, para o diálogo acerca da participação da instituição no filme. Quando a produção foi acordada por ambas as partes, de acordo com as possibilidades e necessidades apresentadas pela comunidade escolar, o roteiro foi adaptado para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

Foi um trabalho de muito aprendizado para os envolvidos, pois para se chegar a um consenso, foram necessárias diversas conversas e alterações. Após a finalização do texto, os professores da escola ensaiaram os estudantes integrantes do elenco do filme.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Bianca Quinas Madeira, Camile Vitória dos Santos Maurel, Gabriel Alves da Silva, Giliar de Cesaro, Jheniffer Gomes de Brito, Mara Luana Siebre Leite, Maria Heloisa da Silva Santana, Nadjanara Ana Basso Morás, Nilmar Ferreira, Orceni Antunes de Mattos, Patrícia Vitória Simões Avelino, Solange Dias Berg Guilhardi e Willian Eich.
Texto: Rosani Borba.
Baseado no texto: “Carta da Terra para Crianças,” do Núcleo de Amigos da Infância e da Adolescência – NAIA.
Legendado por: Solange Guilhard e Nadjanara Ana Basso Morás.
Operador de Câmera: Nereu Ambrozini.
Edição e Pós-Produção: Marcelo Zini.
Direção de Cena e Fotografia: Jarvas Iunovich e Nereu Ambrozini.
Assistentes de Direção: Solange Guilhardi, Rosani Borba e Giliar de Cesaro.
Coordenador de Produção: Jarvas Iunovich.
Direção Geral de Produção: Fallkner R. Borges.
Equipe de Produção: Angela Meira, Giliar de Cesaro, Iracema Cerutti, Rosani Borba, Roseli Barquez e Solange Guilhardi.
Logo da Carta da Terra: Berenice Gehlen Adams.
Operacional: Francielli Albuquerque, Jonathan Guedes, Jaqueline A. Brandão, Gabriel Henrique Alcantara de Oliveira e Adriana Rodrigues.
Realização: Coletivo Educador Municipal – CEM de Foz do Iguaçu.
Patrocínio do Filme: Itaipu Binacional, Programa Cultivando Água Boa, Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu,

Apoio: Associação de Amigos e Pais dos Surdos de Foz do Iguaçu – APASFI, Escola Lucas Silveira, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu – PMFI, Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SMMA, Secretaria Municipal da Educação – SMED, Cataratas do Iguaçu S.A., Parque Nacional do Iguaçu, Cineplex Cataratas, Parque das Aves Casas Ajita, Sanepar, Paraguay Pneus, Vital Engenharia Ambiental

Produtora: Video UP Filmes Audiovisuais.

SERVIÇO

Evento: lançamento do filme “Carta da Terra para Crianças: Um Novo Olhar – O Filme”
Entrada: restrita aos convidados
Data: segunda-feira (26)
Horário: das 19h às 19h40
Local: sala 03 do Cine Cataratas, no Cataratas JL Shopping
Endereço: Avenida Costa e Silva 185, no bairro Pólo Centro

Sair da versão mobile