Paraná sobe ao pódio 10 vezes no primeiro dia de disputas no Jogos Escolares da Juventude

Os paranaenses garantiram 10 medalhas no primeiro dia de disputas da modalidade individuais nos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016, para alunos-atletas de 12 a 14 anos. Nos confrontos desta quarta-feira, dia 21, foram conquistadas uma medalha de ouro, quatro pratas e cinco bronzes.
Quem garantiu o lugar mais alto do pódio em sua estreia na etapa nacional foi o judoca Arthur Gottheiner, do Criarte Serviços Educacionais, de Maringá, na disputa do meio-médio (-53kg). Arthur, 14 anos, derrotou o paraibano Gustavo Morais, do Colégio Marista Pio X.
“Por incrível que pareça a luta final foi a mais fácil”, comentou o campeão que, humildemente, esperava por um desempenho assim. “Eu posso dizer que já imaginava essa conquista porque treinei muito, todos os dias, dois períodos e estou muito feliz, primeiro pela medalha, é claro, mas principalmente pela recompensa de todo esse esforço”, declarou Arthur que pode contar com a torcida da família nas cinco lutas que fez no dia. O campeão recebeu o carinho da mãe Tricy Gomes, do irmão Miguel Dias e do padrasto Pedro Dias, judoca que participou das Olimpíadas da China, em 2008, representando Portugal.
No feminino, a medalha de bronze foi para Hevelyn Amado, do Colégio Técnico Industrial, de Araucária, na disputa do meio-médio (-53kg).
Ciclismo
A ciclista Julia Maria Constantino, do Colégio Olimpus, de Arapongas, garantiu a medalha de prata na prova contrarrelógio, com o tempo de 44s918. Completaram o pódio, com o ouro, Vitoria Costa, da EMEF Novo Horizonte (ES), após finalizar a prova em 44s161 e a medalha de bronze ficou com Karolayne Santos, do EMEF Santa Cruz (ES), com o tempo de 47s259. A prova do feminino foi disputada em linha reta (500m) e contou com a presença de 28 atletas de 20 estados.
Luta Olímpica
A atleta Caciana da Rosa dos Santos, do Colégio Estadual Tiradentes, de São José dos Pinhais, garantiu a medalha de bronze na categoria peso pesado.
Natação
A modalidade estreou com duas pratas e dois bronzes. A segunda colocação ficou com a nadadora Laura Paludo, do Colégio FAG, de Cascavel, ao cravar 4min29s81 na prova dos 400m livre. Quem garantiu a segunda prata foi Antonio Sbedotti, do Colégio Neo Máster, de Ponta Grossa, que finalizou a prova dos 200m medley com a marca de 2min19s38. O bronze ficou com Larissa Vieira, do Colégio Estadual Ulisses Guimarães, de Foz do Iguaçu, após finalizar a prova dos 50m borboleta com o tempo de 30s19 e ainda, na mesma prova, Gustavo Saldo, da Escola Santa Terezinha do Menino Jesus, de Curitiba, com a marca de 27s52.
Tênis de mesa
As mesatenistas Ana Carolina Bonsere, do Colégio La Salle, de Toledo e Isabella Silva, do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, de Assaí, garantiram a medalha de prata na prova por equipe. No masculino, Gabriel Inoue, da Escola Estadual República Oriental do Uruguai, de Curitiba e Joon Shim, do Colégio Ateneu, de Londrina, conquistaram a medalha de bronze na disputa por equipes.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola.
Sair da versão mobile