Greve dos bancários continua e aumenta em 40% movimento nas lotéricas

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não apresentou proposta e os bancários decidiram na terça-feira (13) continuar a greve. Uma nova reunião deverá ser realizada às 16h desta quarta-feira.

Em nota, a Fenaban confirmou não ter apresentado nova proposta aos bancários. Segundo a federação, a rodada de negociação de hoje discutiu possibilidades a serem avaliadas para um acordo.

Em Foz do Iguaçu, todas as agências bancárias, públicas e privadas, aderiram à greve. Em todo o Paraná, são 547 agências fechadas, com 12,7 mil bancários paralisados. A greve fez com que o movimento nas lotéricas aumentasse 40%, segundo informou o Sindicato dos Empresários Lotéricos do Paraná (Sinlopar).

A orientação do Procon-PR é para que os consumidores busquem meios alternativos como casas lotéricas, correspondentes bancários como farmácias e supermercados, caixas eletrônicos, internet e aplicativos de celular, e até mesmo o próprio fornecedor, para efetuar os pagamentos

Na última sexta-feira (9), a Fenaban ofereceu aos bancários reajuste de 7% nos salários e benefícios e abono de R$ 3,3 mil, a ser pago 10 dias após a assinatura do acordo. Os bancários, no entanto, pedem reajuste de 14,78% (5% de aumento real, mais a correção da inflação), 14º salário e participação nos lucros e resultados de R$ 8.297,61, entre outras demandas.

Sair da versão mobile