Velejadores do ICLI participam do Sul-brasileiro de Optimist

O 38º Campeonato Sul-brasileiro da classe Optimist encerrou na última quarta-feira (07/9) no Clube Veleiros do Sul, em Porto Alegre/RS. O ciclone extratropical que atingiu o estado não permitiu a realização de regatas nos dois últimos dias por excesso de vento que chegou aos 42 nós de intensidade nas rajadas. Mas a série de cinco regatas disputadas no domingo e segunda-feira no Guaíba validou a competição entre os 139 velejadores – 82 veteranos e 57 Estreantes de cinco estados: RS, SC, PR, SP, RJ e BA, e da Argentina e Uruguai.

Mesmo diante das condições não favoráveis a equipe dos cinco velejadores do Projeto Velejar é Preciso do ICLI, foi uma oportunidade de preparação para o Brasileiro de Optimist em janeiro do próximo ano. “A chuva, o vento e o frio dificultaram muito a concentração dos participantes. Não conseguimos troféus, mas ganhamos  amadurecimento técnico ao lado dos melhores velejadores do Brasil, Argentina e Uruguai.  Nossa equipe foi guerreira, mostrou comprometimento nas regatas e foi uma grande experiência para seguir treinando para o campeonato brasileiro de 2017”, explicaram os técnicos Michel Bueno e Graciela Graciela Von Dentz Pantaleão, que acompanharam a equipe do ICLI no Sul-brasileiro de Optimist 2016.

O título do Sul-brasileiro ficou com Lucas Stolf, do Veleiros do Sul, na classe Veteranos e Luíza Moré, do Clube dos Jangadeiros, no feminino. Máximo Videla, do Yacht Clube Argentino, foi o vencedor geral e o campeão Nacional Ricardo Coutinho, do Iate Clube da Bahia. Entre os velejadores do ICLI, a melhor posição foi do campeão paranaense Rafael Bonatto, que conquistou o 31º lugar na classificação geral. Os outros quatro velejadores ficaram na seguinte posição: Alessandro Alves Pereira – 45º lugar, Gabriel Bonatto – 53º lugar, Luiz Henrique da Silva – 62º lugar e Welton Teixeira – 69º lugar. A chegada da equipe em Foz está prevista para a noite desta quinta-feira (08/9). O Projeto Velejar é Preciso do ICLI conta com o patrocínio da Itaipu Binacional e Marinha do Brasil.

Projeto Velejar é Preciso – Desde 2001, o Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI) desenvolve o projeto social Velejar é Preciso. Devido à relevância deste projeto, o clube é reconhecido como entidade de utilidade pública municipal. O projeto é para jovens de 8 e 17 anos, de ambos os sexos, todos moradores do bairro de Três Lagoas e estudantes da rede pública de ensino. Em dezembro de 2012, o projeto ganhou reforço com o apoio da Itaipu Binacional, através de convênio por meio do Programa de proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA). Em fevereiro de 2016 este convênio foi renovado por mais dois anos com a Itaipu Binacional. Em junho de 2016, a Marinha assinou convênio com o ICLI para apoiar o Projeto Velejar é Preciso em itens não contemplados pelo patrocínio da Itaipu.  O clube já sediou vários campeonatos regionais, estaduais e até mesmo eventos nacionais e internacionais. O projeto também revelou alguns atletas que representam a cidade no mundo a fora.

Assessoria

Sair da versão mobile