Tratativas para desapropriação de imóveis da prefeitura que darão suporte a construção da segunda ponte

A secretária de governo da prefeitura municipal, Arialba Freire, juntamente com a procuradora do município, Claudia Canzi, recebeu o engenheiro Osmam Bove do consórcio construbase-cidade-paulitec , empresa contratada pelo DNIT, para a construção da 2º ponte internacional Brasil-Paraguai.

Em pauta na reunião a finalização das tratativas para desapropriação de imóveis pertencentes à prefeitura e que servirão de apoio (canteiro de obras) para a construção.

Osmam Bove salienta que o projeto está nos ajustes finais e que agora estão sendo desenvolvidos os projetos complementares sobre o início da obra Bove ressalta que a empresa aguarda o DNIT fornecer a ordem de serviço para que os trabalhos sejam iniciados.

Em julho deste ano, foi enviada para a prefeita Ivone Barofaldi  uma nota técnica do dnit – departamento nacional de infraestrutura de transportes, (superintendência regional no paraná, unidade local de Foz do Iguaçu) com a situação atual e a previsão de início das obras.

Segundo o chefe de serviço do dnit em Foz do Iguaçu o engenheiro Vicente Veríssimo, a empresa contratada pelo dnit, consórcio construbase-cidade-paulitec, contrato tt – 0608/2014 , recebeu a ordem de início dos serviços referente a elaboração do projeto básico e executivo de engenharia, para a execução das obras em 10/10/2014.

O projeto é composto de vários projetos específicos para as partes estruturais. À medida que esses projetos vão sendo concluídos, são analisados pelos técnicos de estruturas da diretoria de planejamento e pesquisa do dnit, e uma vez que as exigências previstas nas normas técnicas são atendidas, também são aceitas pelo departamento.

Atualmente já foram aceitos a concepção do projeto e o projeto das fundações.  Estão em análise os projetos referentes à mesoestrutura (pilares e torres), prevendo-se breve aceitação.

Também estão concluídos os projetos de desapropriação das áreas públicas e privadas necessárias para a execução da obra no lado brasileiro.

Referente ao lado paraguaio, segundo o mopc , ministério de obras públicas e comunicações da república do Paraguai estão sendo tomadas todas as providências necessárias, para as desapropriações das áreas.

De acordo com a previsão da coordenação geral de meio ambiente do dnit, o licenciamento do IBAMA , instituto brasileiro do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis , está em fase de conclusão, com expedição da licença de instalação e documento necessário para início das obras.  Porém essa decisão, além da programação do dnit, órgão executor da obra, por se tratar de uma obra que liga o Brasil a outro país, cabe a presidência da república e ao ministério dos transportes.

 

Sair da versão mobile