Das 60 mil vacinas contra a dengue, apenas 4 mil já foram feitas em Foz

A primeira dose da vacina contra a dengue será levada às escolas estaduais de Foz do Iguaçu pela segunda semana consecutiva. O público alvo são estudantes com idade entre 15 e 27 anos, faixa etária determinada pelo governo do Paraná. A imunização também está disponível em todas as 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Para ter acesso, é necessário comparecer ao posto de saúde mais perto de sua casa com um documento pessoal com foto e comprovante de residência. Em ambas as situações, e importante fazer o pré-cadastro no site vacinadengue.saude.gov.pr.br.

Desde que a Campanha de Vacinação contra a Dengue foi lançada, no dia 5 de agosto, foram imunizados 4,2 mil moradores de Foz, 80% nos colégios estaduais. A meta é vacina 54 mil pessoas. “A procura nas unidades de saúde está abaixo do esperado, mas acreditamos que os moradores que têm direito a imunização irão corresponder ao nosso chamado”, disse a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Ângela Gonzalez. “É uma vacina segura, testada em mais de 40 mil pessoas em vários países, que passou por análise em grandes centros de estudos e que pode ajudar a diminuir a epidemia e mortes na fronteira”, destacou a secretária municipal da Saúde, Alice Maria Macedo da Silva.

À exceção de problemas pontuais na primeira semana da campanha, todas as UBSs têm salas de vacinas com profissionais preparados para aplicar a medicação. “É importante que o morador conheça o horário de funcionamento da sua unidade de referência, para buscar a vacina no período em que há atendimento”, disse a responsável técnica pela Atenção Básica, Rozineide Batista.

As UBSs que oferecem a vacinação entre 8h e 18h são Jardim São Paulo I, Jardim São Paulo II, Campos do Iguaçu, Morumbi II, Morumbi III, Portal da Foz, Vila Yolanda, Jardim América, Cidade Nova, AKLP, Curitibano, Porto Belo, Vila C, Vila C Nova, Três Lagoas, Três Bandeiras, Sol de Maio, São João, Caic do Porto Meira, Padre Monti, Profilurb I e Profilurb II.

Já nas UBSs da Vila Adriana, Centro Materno Infantil, Parque Presidente, Maracanã, Jardim Jupira, Carimã e Ouro Verde, a vacinação é ofertada entre 8h e 12h. “Todas as unidades têm a vacina, mas quem não conseguir atendimento nos horários normais de funcionamento deve registrar o problema na Ouvidoria do SUS”, explicou Rozineide. A Ouvidoria atende pelos telefones (45) 2105-1122/1123/1112 ou ainda pelo e-mail ouvidori.saude@pmfi.pr.gov.br.

A primeira dose da vacina contra a dengue estará disponível na Rede Básica de Saúde até o dia 3 de setembro. As outras doses serão disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) em fevereiro e agosto de 2017.

23/08
– Colégio Estadual Arnaldo Busatto (Manhã, Tarde E Noite)
– Colégio Estadual Sol De Maio (Manhã e Tarde)

24/08
– Colégio Estadual Ipê Roxo (Manhã, Tarde e Noite)
– Colégio Estadual Airton Senna Da Silva (Manhã e Tarde)

25/08
– Colégio Estadual Santa Rita (Manhã Tarde E Noite)
– Colégio Estadual Tarquínio Santos (Manhã e Tarde)
– Colégio Estadual Airton Senna Da Silva (Noite)

26/08
– Escola Especial Melvin Jones – Apae (Manhã e Tarde)

Sair da versão mobile