Sem pagamento, médicos da UPA e PA suspendem serviços eletivos

Médicos da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) e Pronto Atendimento do Morumbi (PA), decidiram na tarde de quinta-feira (18) paralisar os serviços por tempo indeterminado. O protesto é contra o atraso nos salários dos profissionais credenciados à empresas que prestam serviços ao município e não recebem. Continuam funcionando os atendimentos de urgência e emergência.

O médico Amon Mendes Franco de Souza, disse que foi proposto à prefeitura que pagasse os salários referentes aos meses de abril e maio, mas apenas foi pago o mês de junho. “A paralisação é por tempo indeterminado, até que que haja o acerto de todos os meses, com todos os médicos, tanto os que tem contrato, quanto os que não tem contrato”, disse. Até esta sexta-feira (19), mas de 50 médicos haviam aderido à greve

A prefeitura informou através de nota que:

A prefeitura emitiu uma nota, informando que está realizando um levantamento para definir todos os serviços prestados, e que após isso, serão feitos os pagamentos.

A secretaria municipal da Saúde informa que os pagamentos das empresas credenciadas e que tem contrato em vigor estão sendo processados e havendo comprovação dos serviços que foram prestados, os pagamentos do mês de julho e seguintes ocorrerão normalmente. Referentes aos meses de abril e maio foram identificadas pendências e serão pagas na medida em que haja disponibilidade financeira.

As empresas ou pessoas físicas que não possuem credenciamento ou contrato em vigor junto ao município, mas alegam que possuem direito de receber pelos serviços prestados junto às unidades básicas de saúde, a secretaria aguarda parecer junto à Procuradoria Geral do Município para que as devidas providências sejam tomadas.

Quanto à manutenção dos contratos em vigor, a secretaria deu início ao processo de apostilamento de contratos para redimensionar a quantidade de horas efetivamente ofertadas pelas empresas, e se for o caso, será feito o encerramento dos contratos daquelas que não tiverem mais interesse em continuar prestando serviços, dando lugar a novos credenciamentos.

Segundo a prefeitura, mesmo com a paralisação parcial dos médicos nesta quinta-feira, o atendimento ao público não foi prejudicado, tanto no PA Morumbi como na UPA João Samek. Hoje, as 9 da manhã, será realizada uma entrevista coletiva na sala de reuniões da prefeitura com a secretária municipal da Saúde, Alice Maria Macedo.

Sair da versão mobile