Velejador do ICLI Andrey Godoy é TOP 5 no Mundial Laser 4.7

Kiel Schilksee Germany 07th of August 2016 127 female sailors from 32 nations and 262 male sailors from 38 nations under 18 years take part at world championships in Kiel. For more Information www.laserwold.com Press contact: Hermann Hell Tel.: 0049 (0)431 – 24 01 524 Fax.: 0049 (0)431 – 24 01 525 Mobil : 0049 – (0)172 – 260 9350 hermann.hell@svg-verlag.de

O velejador Andrey Godoy, do Projeto Velejar é Preciso, foi TOP 5 no Mundial classe Laser 4.7 de 2016. É uma conquista inédita para um atleta do projeto social do Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI) em parceria com a Itaipu Binacional. Foram seis dias de prova no Mundial da Juventude de Laser 4.7, de 2 a 7 de agosto, em  Kiel-Schilksee, considerado o  lugar olímpico da vela desde os Jogos Olímpicos de 1972 na Alemanha.

Participaram da prova masculina 256 velejadores menores de 16 anos, de 38 países. A competição contou também com a participação de 127 meninas de 32 países. Dimitrios Papadimitriou, da Grécia, venceu o Mundial com apenas um ponto de diferença do italiano Guido Gallinaro, atual campeão europeu. No Laser feminino 4.7, a nova campeã é a holandesa Ema Savelon .

De acordo com assessoria de imprensa do campeonato, as regatas foram muito difíceis. “As condições de ventos acompanhados por ondas agitadas, exigiram muito esforço físico e estratégia dos velejadores”, afirmou o diretor da competição, Stephan Giesen.  “As regatas em todos os seis grupos foram muito disputadas e com excelente nível técnico que merece um grande elogio a todos os jovens marinheiros”.

Andrey Godoy

Após 11 regatas, o velejador do ICLI ficou entre os 5 primeiros, garantindo o TOP 5 do mundo. “O campeonato foi de ventos médios e fortes, com ondas grandes, com muitos velejadores bons, velejadores que já ficaram entre os 10 do mundo de Optimist, campeão europeu e muito mais”, disse Andrey. “As posições se alteravam constantemente, qualquer erro era uma grande perda. Eu cometi alguns erros e treinarei para minimizar nos próximos campeonatos”. Andrey pretende disputar o campeonato mundial de Laser Radial em Medemblik na Holanda em agosto de 2017.

O atleta foi recebido, nesta terça-feira (9), pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, para parabenizar esta conquista inédita do atleta iguaçuense do Projeto Velejar é Preciso. A diretoria do ICLI também participou da visita: Pedro Tremea (Comodoro), Maud Passarela (diretora social), Sérgio Mousquer (coordenador geral do Projeto Velejar é Preciso) e Michel Bueno (coordenador técnico do Projeto Velejar é Preciso). Também participaram do encontro Márcio Bortolini e Érika de Souza Davies, da Assistência da Diretoria Geral Brasileira. Márcio Bortolini integra a equipe do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu.

O comodoro do ICLI, Pedro Tremea, aproveitou a oportunidade para agradecer à Itaipu Binacional pelos patrocínios da viagem do atleta e do Projeto Velejar é Preciso que atualmente conta com 120 crianças da rede pública de ensino. “É um orgulho para nós ver que o Projeto tem contribuído no incentivo ao esporte à vela, revelando talentos esportivos e tirando as crianças da vulnerabilidade social”, disse Pedro Tremea.

Projeto Velejar é Preciso

Desde 2001, o Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI) desenvolve o projeto social Velejar é Preciso. Devido à relevância deste projeto, o clube é reconhecido como entidade de utilidade pública municipal. O projeto é para jovens de 8 e 17 anos, de ambos os sexos, todos moradores do bairro de Três Lagoas e estudantes da rede pública de ensino. Em dezembro de 2012, o projeto ganhou reforço com o apoio da Itaipu Binacional, através de convênio por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA). Em fevereiro de 2016 este convênio foi renovado por mais dois anos com a Itaipu Binacional. Em junho de 2016, a Marinha assinou convênio com o ICLI para apoiar o Projeto Velejar é Preciso em itens não contemplados pelo patrocínio da Itaipu.  O clube já sediou vários campeonatos regionais, estaduais e até mesmo eventos nacionais e internacionais. O projeto também revelou alguns atletas que representam a cidade no mundo a fora.

Assessoria

Sair da versão mobile