Richa acompanha mutirão de cirurgias de catarata no Hospital Municipal


O governador Beto Richa e a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, acompanharam neste domingo (07) o mutirão de cirurgias eletivas de catarata no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. A meta é operar, neste fim de semana, cerca de 250 pessoas dos nove municípios da 9ª Regional de Saúde. Em dois meses, foram feitas 635 cirurgias na região, e a expectativa é que mais de 2 mil pessoas passem pelo procedimento até o final do ano.

Richa foi recepcionado pela diretora-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, Patrícia Foster e várias autoridades como a prefeita em exercício Ivone Barofaldi, o Diretor da 9ª Regional de Saúde, Ademir Ferreira e a secretária Municipal da Saúde, Alice Maria Macedo.

“Estou emocionado com os depoimentos que ouvi dos pacientes, que rapidamente são atendidas e saem daqui com uma nova vida realmente.Encontrei uma equipe no Hospital, motivada e unida para fazer o bem à nossa população”, destaca o governador.

A diretora-presidente da Fundação,disse que nesse fim de semana está acontecendo o 4° mutirão realizado em 2016 na instituição, com continuidade nos próximos dias 13 e 14, sábado e domingo respectivamente.
“Realizamos os procedimentos sempre nos fins de semana, para evitar aglomeração e utilizarmos o Ambulatório e o Centro Cirúrgico,especificamente para esses atendimentos”, explicou Foster.

NÚMEROS – Em todo o Paraná, foram mais de 20 mil cirurgias de catarata desde o lançamento do Mutirão Paranaense de Cirurgias Eletivas, no ano passado.
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o Paraná é o único Estado do país a aplicar recursos próprios nesta área. “São quase R$ 50 milhões que vão reduzir a fila em diversas especialidades. Somente neste mutirão de catarata em Foz, são pelo menos R$ 2 milhões”, disse o secretário.

DEPOIMENTOS– Entre as pessoas que aguardavam pela cirurgia Nina Vilarreal, de 62 anos, perdeu completamente a visão há cerca de dois anos em consequência da catarata. Para o seu genro, Josué Ribeiro, a expectativa de que ela volte a enxergar é muito grande. “Temos feito de tudo para que ela volte a enxergar e, se a cirurgia der certo, vamos ficar muito felizes. Ela não vai ficar mais dependente da gente. Às vezes as pessoas não querem depender de ninguém, querem andar com a própria perna e enxergar com o próprio olho”, disse Josué.

Alguns pacientes que estavam na fila já fizeram a cirurgia de catarata em um olho e voltaram para realizar o mesmo procedimento no outro. “Geralmente a catarata atinge os dois olhos. Isso acontece por diversos fatores, mas o mais comum é a idade avançada. Grande parte dos nossos pacientes são idosos”, explicou o médico oftalmologista responsável pelo mutirão em Foz, Roberto Cacciari Neto.

O diretor da 9ª Regional de Saúde, Ademir Ferreira, pontuou que o objetivo é acabar com a fila para cirurgias de catarata na região. “Havia uma demanda reprimida de quase cinco anos. Com o mutirão, queremos zerar essa fila e transformar a vida de milhares de pessoas”, ressaltou.

A secretária de Saúde de Foz do Iguaçu, Alice Macedo da Silva, afirmou que o apoio do Governo do Estado é fundamental para que o município e a região atendam à demanda pela cirurgia de catarata. “Essa iniciativa é de suma importância para zerar a fila. Estamos conversando com a Secretaria da Saúde para lançar as cirurgias em outras áreas que têm grandes filas também, como ortopedia e neurocirurgia”, explicou.

PROCESSO – Todo o processo é feito no mesmo dia e não necessita de internação. O paciente é levado pelo serviço de transporte sanitário de seu município, faz todos os exames pré-operatórios no hospital e é encaminhado imediatamente para cirurgia, se for a indicação médica. Após o procedimento, ele recebe orientações médicas e ganha ainda um óculos de proteção e um colírio para o período de recuperação.

Assessoria de Comunicação HMFI com ANPr

Sair da versão mobile