Secretário-geral da ONU estará em Foz do Iguaçu neste domingo

Depois de participar da cerimônia de abertura dos jogos olímpicos Rio 2016, nesta sexta-feira (5), o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, desembarca com sua comitiva em Foz do Iguaçu, na fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina, no fim de semana. O roteiro inclui visita às Cataratas do Iguaçu, à Itaipu Binacional e ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

No desembarque, sábado (6), no Paraná, o dirigente da ONU e comitiva serão recebidos pelo ministro das Relações Exteriores, José Serra; o ministro da Saúde, Ricardo Barros; o governador Beto Richa; e a vice-governadora Cida Borghetti.

Na usina, a recepção será feita pelos diretores gerais brasileiro e paraguaio, Jorge Samek e James Spalding, pelo diretor de Coordenação, Nelton Friedrich, e pela diretora financeira executiva, Margaret Groff.

Essa será a segunda vez que Ban Ki-moon estará na Itaipu Binacional. A primeira visita à usina aconteceu em fevereiro de 2015, como parte de uma agenda oficial de dois dias ao Paraguai.

Na ocasião, o secretário reafirmou o papel de liderança da binacional no desafio de melhorar as condições socioambientais do planeta e de ajudar milhões de pessoas que ainda não têm acesso à energia elétrica.

Na época, ele também ressaltou que a sustentabilidade está no topo das preocupações da ONU – e que os projetos de Itaipu estão alinhados com esse processo de transformação da sociedade. Em março do mesmo ano, a Itaipu receberia o prêmio ONU Água, em reconhecimento às ações do Programa Cultivando Água Boa.

Agenda da visita

No domingo pela manhã, por volta das 8h, o secretário e comitiva fazem o passeio da trilha das Cataratas, acompanhados pelo chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Carlos Baptiston.

Por volta das 10h, Ban Ki-moom se desloca para a usina de Itaipu, onde fará um tour panorâmico, seguido de visita ao PTI. Ali, o secretário da ONU fará o plantio de uma muda de árvore de espécie nativa e conhecerá, entre outras iniciativas, o projeto de armazenamento de energia e mobilidade sustentável, o CIBiogás e as parcerias já desenvolvidas com organismos da ONU.

Os visitantes assistirão também a uma apresentação do Programa Cultivando Água Boa, que tem relação direta com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Na sequência, a comitiva se dirige até o topo da barragem e ao Edifício da Produção. Logo depois, haverá um almoço para autoridades e visitantes. Às 14h, está previsto o deslocamento da comitiva para o Aeroporto Internacional de Puerto Iguazú, na Argentina, de onde o secretário seguirá para uma agenda de visitas internacionais.

A comitiva

A comitiva é formada pelos seguintes integrantes:

Ban Ki-moon, secretário geral da ONU

Ban Soon-taek

Niky Fabiancic, coordenador residente da ONU

Stéphane Dujarric, porta-voz

Peter Van Laere, chefe do protocolo e coordenador de viagem

Chang Wook -jin, assistente especial do secretário-geral

Mary Sack, diretora de Assuntos Políticos

Mark Garten, fotógrafo

Capitão Bernard Robinson, Segurança da ONU

Elena Stroganova, secretária

Rogelio Villaluz, oficial de Segurança

Curtis Hunt, oficial de Segurança

Andrey Yudi , oficial de Segurança

Visitas oficiais

Essa é segunda visita ilustre na Itaipu desde o fim de julho. No último domingo (31), a família real da Dinamarca esteve na usina. Foi a segunda vez em 17 anos. Com o evento da Olimpíada no Rio de Janeiro, aumenta o interesse de chefes de estados em conhecer a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia.

A próxima visita confirmada é a da princesa da Tailândia, ainda sem data definida. Há 24 anos, mais precisamente em 1992, a princesa tailandesa Chulabhorn plantou um ipê-roxo no Centro de Recepção de Visitantes.

Habituada a receber reis, rainhas e celebridades, como a princesa britânica Diana, Foz do Iguaçu é um roteiro de visitas ilustres, do Brasil e do exterior. Em 2003, quem esteve em Foz do Iguaçu foi o cineasta Francis Ford Coppola, que retornou em 2010. Na Itaipu, ele plantou uma muda da árvore pau brasil. Em maio de 2008, o diretor geral da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), Kandeh Yumkella, também deixou sua marca na usina, com o plantio de uma pitangueira.

Sair da versão mobile