Indefinições até o último momento marcam convenções em Foz do Iguaçu

O prazo final para a escolha dos candidatos à prefeito e vice-prefeito, na noite desta sexta-feira (5), foi marcada por discussões e indefinições até o último momento. O prazo final para fechamento das chapas era a meia noite e até às 23h, pelos menos duas coligações ainda não haviam “batido o martelo”.

O primeiro a anunciar a chapa a Rede Sustentabilidade, que confirmou o empresário Phelipe Mansur para candidato à prefeito. O vice foi escolhido no PMDB, o também empresário Roberto Apelbaun Sielecka. Sobre a escolha Mansur ressaltou a importância do militância peemedebista e o tempo de rádio e TV.
Coligação: Rede/PMDB/PSDC/PPL.

O PDT abriu a convenção às 19h e logo em seguida já anunciou Paulo Mac Donald Ghisi, candidato à prefeito e Camilo Rorato, do PSDB, como vice-prefeito. Mesmo assim, Rorato ainda precisava da confirmação na convenção do PSDB, onde até às 23h ainda não haviam entrado em consenso. Rorato precisou enfrentar e conversar os aliados na prefeita-interina Ivone Barofaldi, que até o último momento ainda tentava uma candidatura à prefeita. Mac Donald ressaltou a importância de fazer a cidade voltar a crescer, co duras críticas a administração do prefeito afastado Reni Pereira.
Coligação: PDT/PSDB/PTN/PPS/PR

Em paralelo, à convenção do PSD lançava o deputado estadual Chico Brasileiro como candidato à prefeito. O vice esperado era o vereador Gessani Silva, do PP, que confirmou compôr a chapa próximo à meia noite. Brasileiro tentou até o último momento uma desistência da candidatura de Paulo Mac Donald. “Iríamos buscar um consenso até o último minuto. Buscamos construir e reconstruir a cidade. Buscamos um consenso e não conseguimos”, disse Brasileiro, lembrando que falou em cumprir o mandato de deputado, mas não imaginaria o “abismo” em que a cidade se encontraria. Chico Brasileiro conseguiu unir o maior número de partidos, 11 ao total.
Coligação: PSD/PP/DEM/PRB/PRP/PCDOB/PHS/SD/PEN/PTB/PRTB

O advogado Túlio Bandeira, do PTC, também lançou candidatura à prefeito, em uma coligação com quatro partidos. Até o fechamento desta matéria ainda não havia o anúncio para vice-prefeito.
Coligação: Pros/PTC/PMB/PT

O vereador Dilto Vitorassi, do PV, resolveu desistir da candidatura já à meia noite. Os partidos PV/PSC/PSB/PMN ainda definirão uma coligação com a chapa do PDT ou PSD.

Sair da versão mobile