Reni e Melquizedeque são conduzidos ao Fórum pela Operação Lothur


O prefeito afastado Reni Pereira foi conduzido na tarde de quarta-feira (3) ao Fórum Estadual de Justiça em Foz do Iguaçu, para ser ouvido como testemunha de defesa na Operação Lothur, desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em 2015. A investigação apurou a adulteração do banco de dados da Secretaria Municipal da Fazenda, para alterar o valor de determinadas guias de imóveis, como ITBI.

O ex-secretário de Tecnologia da Informação, Melquizede Correa Souza, também foi conduzido ao Fórum, na situação de réu. Também foram intimados empresários e funcionários públicos, suspeitos de participar do esquema de fraude de impostos. Em setembro de 2015, Melquizedeque Souza foi preso acusado de ser o principal suspeito nas adulterações.

O promotor Fernando Cubas Cézar, do Ministério Público Estadual, informou que por falta de tempo, Reni Pereira não pode ser ouvido. Uma nova audiência será marcada para dar continuidade à audiência.

De acordo com Cubas, mais de 30 guias de recolhimento de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) podem ter sido adulteradas. Todos os envolvidos tiveram os bens bloqueados. “Todos já foram denunciados, por corrução, crimes fiscais, inserção de dados falsos no sistema.”, disse o promotor.

Sair da versão mobile