Prefeita Ivone Barofaldi fala sobre ações para o setor da saúde em Foz

 

A prefeita em exercício, Ivone Barofaldi, convidou a imprensa para uma entrevista nesta quarta-feira, 03. Ivone falou sobre diversos assuntos relacionados à saúde como o Hospital Municipal, Hospital Costa Cavalcante e também sobre a reabertura do Laboratório Municipal. Também participou da entrevista a secretária Municipal de Saúde,  Alice Maria Macedo e a procuradora Geral do Município, Claudia Canzi.

Dívidas com o hospital Costa cavalcante

Sobre a pasta saúde, a prefeitura conseguiu fazer um acordo com o Hospital Costa Cavalcante para saldar a dívida que ultrapassa os 30 milhões de reais. A prefeitura e a direção do Hospital chegaram a um entendimento para o parcelamento. A primeira parcela de pouco mais de 10 milhões e reais já foi paga. É importante salientar que a prefeitura apenas repassa o valor enviado pelo SUS, referente aos serviços prestados pelo Hospital, o que não vinha acontecendo, mesmo com o acordo de parcelamento feito pela antiga administração.

Hospital Municipal Padre Germano Lauck

Referente ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck, a prefeita interina Ivone Barofaldi, já esteve duas vezes em Curitiba, solicitando apoio do estado e nesta terça-feira (02) o governo do estado depositou um milhão e meio de reais para ajudar nas despesas de custeio do Hospital e também já confirmou pelo menos mais dois repasses financeiros até o final do ano.  Os valores ainda estão sendo definidos, de acordo com o secretario de saúde do estado, Michele Caputo Neto, serão valores que vão garantir o manter o atendimento até dezembro. O ministério da saúde também estuda uma forma de realizar aportes financeiros emergenciais para o hospital.

Atendimento Laboratório

Alice explicou que foi estabelecida uma parceria entre a prefeitura e a Uniamérica.  “O laboratório vai funcionar 24h e, inicialmente, irá atender as demandas de urgência e emergência e do Hospital Municipal. Aos poucos, passará a absorver também os exames preventivos e ambulatoriais das Unidades Básicas de Saúde. No momento aguarda – se a vinda das máquinas que foram adquiridas em forma de Comodato.

Saúde – Salários Atrasados

Sobre os salários atrasados dos médicos ficou esclarecido que o pagamento dos salários do mês de julho será efetuado, portanto o problema com a categoria é a falta de contrato com a prefeitura. A procuradoria geral do município solicitou um tempo a mais aos profissionais para análise dos cartões ponto e a confecção de novos documentos.

Saúde – Mudança De Horários No Atendimento

No que diz respeito à mudança de horários no atendimento das unidades básicas de saúde, a secretária de saúde, explicou que :  “Esta sendo realizado um cálculo de custo das unidades, que hoje são 29”.

Por enquanto estão em definição os seguintes atendimentos:

7 unidades atenderão somente até o meio dia

5 núcleos trabalharão até as 19 horas .

E as demais unidades também até às 19 horas.

“É necessário o cumprimento da carga horária, para o fortalecimento da atenção básica, para que possamos trabalhar com a prevenção, e para que se evite que as unidades de urgência e emergência fiquem superlotadas, e também para que não tenhamos que devolver os recursos por falta do cumprimento de horários. Estamos conversando com cada equipe e vendo a peculiaridade da cada unidade. Acredito que não haverá prejuízo a ninguém, eu confio muito nos servidores eles são meus colegas de trabalho e vamos entrar em um entendimento” disse a secretária.

P.A Morumbi

Não foi encontrado nenhum projeto referente à unidade. Um estudo está em andamento para que o pronto atendimento , seja transferido ao prédio da Avenida Paraná, anexo ao Hospital Municipal, sendo que a unidade do Morumbi continuaria funcionando com UBS. No pronto atendimento do Morumbi será mantida uma sala de estabilização e os pacientes, urgência e emergência que são aqueles levados pelo samu e siate estão sendo encaminhados a Upa João Samek. Também e será necessário realizar uma licitação para o projeto de reforma da unidade.

Decreto Estado De Emergência Na Saúde

Sobre a decretação do estado de emergência a secretária salientou que são necessários vários requisitos para que se haja um decreto de emergência na saúde,  tudo está sendo estudado e será feitio dentro da lei. “Hoje encontramos uma secretaria num estado muito caótico na questão de alguns contratos celebrados” disse a secretária.

A dívida geral do município já passa de 60 milhões, sendo que a maior parte dessa divida é referente a pasta saúde.

Dificuldades Com As Documentações

A prefeita em exercício salientou que a dificuldade maior encontrada é referente à documentação e por esse motivo será solicitado uma auditoria em parceria com o governo do estado.  De acordo com Ivone , a maioria dos contratos tem problemas por falta de documentação. São documentos importantes de licitações, na área da saúde e obras. Uma sindicância para apurar essa situação foi aberta. Também foi feita uma relação de tudo que está com a Polícia Federal. Uma solicitação da cópia dos materiais será enviada para a PF, afim de dar continuidade nos trabalhos.

Economia Com As Exonerações

Desde que assumiu o comando da Prefeitura, a prefeita em exercício exonerou 68 servidores comissionados. Os cortes foram feitos por critérios técnicos e eficiência demonstrada no serviço público destes servidores em todas as secretarias sem conotações políticas. Cada secretário foi consultado sobre o número mínimo de funcionários para garantir a continuidade do serviço. Só com estas exonerações, o município está economizando 430 mil reais, praticamente o custo mensal de uma Unidade Básica de Saúde. A prefeita decidiu pela valorização dos funcionários de carreira. Como a situação financeira da prefeitura é crítica, mais cortes devem ser anunciados nos próximos dias.

Pista De Caminhada Avenida Paraná

Por falta de verbas para continuar a revitalização da pista de caminhada da Avenida Paraná, a obra será suspensa. A primeira etapa custou 1 milhão de reais e para terminar a segunda fase, a prefeitura teria que dispor, no mínimo, do mesmo valor e a situação atual não permite isso. As secretarias de Obras e Esporte já foram acionadas para a retirada dos tapumes que cercam o local que vai receber limpeza e ajardinamento e liberada em seguida para os usuários da pista.

Amanhã de manhã a prefeita em exercício estará no local juntamente com o responsável pela obra para a verificação do que foi realizado até agora e a possível retirada dos tapumes.

Licitação Tapa Buracos E Recuperações E Avenidas

Em caráter emergencial, a prefeitura abriu uma licitação para contratar uma empresa especializada para o serviço de tapa buracos.O valor é de 700 mil reais para garantir pelo menos a melhoria das ruas que fazem parte do corredor turístico da cidade, como a Avenida Paraná.A recuperação total e o término das obras de novas ruas e avenidas suspensas desde o início da fase ostensiva da Operação Pecúlio, da Polícia Federal, ainda dependem da liberação de verbas da Caixa Econômica Federal. Hoje, o secretário de Obras está em Cascavel, negociando um novo acordo financeiro para reiniciar as obras.

Matéria completa de PMFI

Sair da versão mobile