“Estação Juventude” capacita jovens para o mercado de trabalho

Para aumentar o acesso de jovens em situação de vulnerabilidade social às políticas públicas, o Programa Estação Juventude, do Governo Federal, oferece diversos serviços em todo o país. Em Foz do Iguaçu, a unidade complementar funciona dentro do Centro da Juventude Jardim Naipi, e oferece cursos e oficinas profissionalizantes.

As formações iniciaram em maio deste ano e já foram formados vários jovens, entre 14 e 29 anos, nos cursos de Garçom, Violão, Fuxico, Patchwork e Bordado. No momento, o Estação Juventude realiza diversas parcerias e, em breve, ofertará cursinho pré-vestibular, curso de rádio e o Cine Estação. Esta última atividade, exibirá filmes nos finais de semana e será seguida de roda de conversa, ministrada pela psicóloga da equipe do Programa.

Para quem se interessar, neste momento, estão disponíveis os cursos de Desenho/Pintura/Grafite, Fotografia e Filmagem, Garçom e de Web Design. Entre as oficinas estão Decoupage, Patchwork e Trançado em Fita, cujos horários ainda serão definidos.

CURSOS

Desenho/Pintura/Grafite: os encontros acontecem nas terças e quintas-feiras, das 9h às 12h. A carga horária é de 48 horas e alguns dos conteúdos da ementa são: A História da Arte; O Processo Criativo; Conceitos de Imagem; Sketches, Telas e Murais; Técnicas de Lambe-Lambe, Sticker, Estêncil e Free Hand; Técnicas de Desenho; Criando Seu Próprio Estilo; Exercícios Práticos.

Fotografia e Filmagem: os encontros acontecem nas segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 16h30. A carga horária é de 144 horas e alguns dos conteúdos da ementa são: O Aspecto Visual; Tipos de Luz e Flash na Captação Fotográfica; Tipos de Câmera; Como Elaborar um Projeto Fotográfico; Edição de Fotografia; Tipos de Câmera de Vídeo; Edição de Vídeo; Exercícios Práticos.

Garçom (com ênfase em coquetéis): os encontros acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h. A carga horária é de 80 horas e alguns dos conteúdos da ementa são: O Setor de Turismo e Hotelaria; O Setor de Bares e Restaurantes; O Atendimento ao Cliente; A Preparação de Pratos; Taças e Talheres; A Preparação de Guardanapos, montagem da mesa e do ambiente; Servindo o Vinho; Coquetéis e Outras Bebidas e Exercícios Práticos.

Web Design: o horário deste curso será definido de acordo com a preferência da maioria dos interessados. A carga horária é de 144 horas e alguns dos conteúdos da ementa são: Quais as Áreas de Atuação deste Profissional; Criando Páginas em HTML; Criando com o HTML e CSS; Criando Gráficos e Aplicativos para Páginas Web com Ilustrador; Trabalhando com o Flash Dentro do Desenvolvimento; Como Criar um Banco de Dados; Como Desenvolver Aplicativos para Celulares, Smartphones e Tablets; Exercícios Práticos.

OFICINAS

Decoupage em Sandália Havaiana: a carga horária é de 40 horas e alguns dos conteúdos da ementa são: Ferramentas e Materiais Necessários para a Decoupage: Pincéis, Colas, Tesouras, Guardanapos para Decoupage, Lixa de Unha; Preparando as Peças; Desenvolvendo a Decoupage em Sandálias e Chinelos; Exercícios Práticos.

Patchwork: a carga horária é de 40 horas e alguns dos conteúdos da ementa são: Patchwork: Tecidos, Cores e Estampas; Diferentes Técnicas de Patchwork; Reinventado Peças; Exercícios Práticos.

Trançado em Fita: a carga horária é de 40 horas e alguns dos conteúdos da ementa são: Técnicas de Aplicação da Fita; Os Diferentes Tipos de Trançado; A Combinação das Cores; Exercícios Práticos.

Há também oficinas de crochê e de tear, nas segundas e quartas-feiras. A primeira acontece das 8h30 às 10h30 e a segunda das 14h às 16h.

Os documentos necessários para a matrícula são uma foto 3×4, e cópias do RG, CPF e comprovante de residência atualizado. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável e levar o comprovante de matrícula escolar. O Centro da Juventude Jardim Naipi fica na Rua Vicente Celestino 410. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h30. Outras informações pelo telefone 3901-3459.

Sair da versão mobile