Unila publica edital para estudo técnico, econômico e ambiental do campus

UNILA publica edital licitatório para contratação de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental do novo campus

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) vai contratar empresa especializada para a realização de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) da obra do novo campus. O edital foi publicado nesta semana, na página da UNILA, e a abertura das propostas está marcada para o dia 1º de setembro.

“A UNILA está buscando reduzir custos para implantar a obra e reduzir o custeio depois de pronta”, resume o secretário de Implantação do Campus da UNILA, Cleofas Berwanger. O edital – com oito anexos e encartes – tem mais de 100 páginas de orientações e especificações.

O estudo a ser realizado deve propor soluções para a redução dos custos de implantação da obra, de operação e manutenção, para a sustentabilidade econômica e ambiental, eficiência energética e eficiência hídrica. Além disso, espera-se a indicação de critérios para obtenção de Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design, na sigla em inglês) e da Etiqueta PBE Edifica (Programa Brasileiro de Etiquetagem) – ambos os certificados avaliam o nível de eficiência energética das edificações.

A licitação está sendo feita na modalidade Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que proporciona redução de tempo para contratações, por meio do endereço eletrônico www.comprasgovernamentais.gov.br. Com o objetivo de evitar especulações e buscar valores menores para as propostas, o valor estimado para a execução dos serviços – resultado de pesquisa junto ao mercado – somente será divulgado após o processo de licitação.

O edital e seus anexos podem ser acessados nos endereços eletrônicos www.unila.edu.br/licitacoes e www.comprasgovernamentais.gov.br e também estarão disponíveis no Departamento de Licitações da UNILA.

Obras estruturais

A Universidade está preparando, também, um edital de licitação para conclusão das estruturas de concreto do edifício central, do prédio de aulas, da galeria técnica e da central de utilidades. A previsão é que o documento seja publicado até o final deste ano.

As melhorias propostas pelo estudo de viabilidade serão implantadas na fase de acabamento arquitetônico dos prédios, que deve ter seu cronograma iniciado logo após a conclusão das estruturas de concreto.

As obras da primeira etapa do campus da UNILA tiveram início em junho de 2011 e foram abandonadas pelo consórcio construtor em janeiro de 2015, com cerca de 41% de execução.

Sair da versão mobile