Polícias do Brasil e Paraguai incineram 70 toneladas de maconha

Militares e a Polícia Nacional do Paraguai, em conjunto com a Polícia Federal do Brasil, se uniram na cidade de Pedro Juan Caballero, para incinerar 70 toneladas de maconha, apreendidas durante operações de combate ao tráfico na fronteira.

A operação aconteceu durante as últimas semanas, com incursões terrestres e aéreas, terminando com a queima de 57.810 quilos de maconha cortada e 9.100 quilos de maconha prensada. Ainda foram fechados 162 hectares de cultivo da droga e cerca de cem acampamentos clandestinos onde a maconha era prensada. As destruições aconteceram no departamento paraguaio de Amambay, fronteira com o estado brasileiro do Mato Grosso do Sul.

O governo paraguaio estima que o tráfico na região perdeu 16,5 milhões de dólares, com a venda da droga. A ação na sexta-feira (23) contou com a presença do ministro da Justiça do Brasil, Alexandre de Moraes, do diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, além do diretor da Secretaria Nacional Anto-drogas do Paraguai, Víctor Aquino.

As autoridades dos dois países ressaltaram a importância da cooperação para erradicar o cultivo e tráfico de drogas em grande escala entre os dois países. O Paraguai continua sendo o maior produtor de maconha da América do Sul e o Brasil o principal destino da produção.

Fonte: Diario Vanguardia

Sair da versão mobile