DER já autuou 65 veículos em operação de fiscalização em Foz do Iguaçu

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) intensificou as operações de fiscalização de veículos de transporte de passageiros de turismo e fretamento por causa das férias de inverno. As ações especiais estão acontecendo durante todo este mês nas rodovias de acesso a Foz do Iguaçu, principal destino de turistas durante as férias escolares. Foto Jorge Woll/DER


Nas duas primeiras semanas da Operação Inverno, em Foz do Iguaçu (Oeste), os agentes do Departamento de Estradas de Rodagem do Paran (DER-PR) autuaram 65 veículos de transporte intermunicipal com irregularidades. As ações de fiscalização do transporte de passageiros de turismo e fretamento são intensificadas no mês de julho nas vias de acesso região em razão das férias escolares.

Desde o início da operação, os fiscais fizeram a abordagem de 1.235 veículos e, além das irregularidades notificadas, foram encontrados 22 veículos clandestinos, ou seja, sem registro e licenças do DER-PR para prestar os serviços. Desde 2011, a Operação Inverno faz parte do calendário de fiscalização do transporte intermunicipal. No ano passado, foram 120 autuações. As ações seguem até o dia 30 de julho.

As equipes verificam itens como documentação, equipamentos obrigatórios e condições dos veículos de transporte de passageiros. Também conferem se registro, autorização, seguro de viagem e cumprimento de rotas e horários. Quem estiver irregular pode receber multas, que variam entre R$ 466,20 atR$ 4.662,00, e ter o veículo apreendido.

SEGURANÇA – As empresas cadastradas pelo DER-PR tem veículos inspecionados regularmente, controle sobre a idade da frota e fiscalização de equipamentos básicos de segurança.

Em caso de dúvidas na contratação dos serviços de fretamento, o usuário pode fazer a consulta das empresas via internet (http://www.der.pr.gov.br/consulta_empresas.php).

Outras informações sobre o transporte intermunicipal ou denúncias podem ser direcionadas ao Serviço de Atendimento ao Cliente, com ligação gratuita para 0800-410-158.

Sair da versão mobile