Secretária de Saúde e nova Procuradora falam sobre o futuro da Saúde em Foz

A nova procuradora Geral do Município, Claudia Canzi, e a Secretaria de Saúde, Alice Macedo, participaram do programa Contraponto, na manhã desta terça-feira, 19, e falaram sobre a situação da saúde no município e também quais os projetos para solucionar os problemas.

Na segunda-feira, 18, a secretária Alice esteve em Curitiba, acompanhando a prefeita em exercício Ivone Barofaldi, em uma reunião com representantes da secretaria estadual de saúde. O objetivo foi apresentar os problemas da cidade e buscar soluções para o setor.

O encontro acontece após o anuncio de que o Conselho Regional de Medicina quer interditar o Hospital Municipal de Foz.

A secretária contou que a equipe foi recebida também pelo Chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni e pelo Ministro da Saúde, Ricardo Barros. “A Ivone Barofaldi mostrou ter um bom acesso na capital. Lá nós apresentamos nossos problemas e também buscamos saber mais sobre os repasses de recursos orçamentários ao município. ” Contou.

Alice confessou que a situação financeira da Saúde está péssima, assim como o orçamento do Hospital Municipal. “Estamos enfrentando uma situação caótica no setor da saúde e isso é reflexo do passado”. Observou, reforçando que a reunião foi proveitosa na capital.

Segundo a secretária, o Ministro da Saúde foi atencioso com as reivindicações apresentadas. Barros solicitou informações técnicas da pasta. “Ele pediu transparência da nossa real situação. “Com tantas peças importantes, conseguimos até ver a luz no final do túnel”. Ressaltou.

Após a secretaria municipal de Saúde organizar os detalhes, uma outra reunião será agendada com as autoridades na capital.

Laboratório Municipal

Sobre os serviços do Laboratório Municipal estarem parado, Alice reforçou que os trabalhos estão sendo feitos para reabrir. Segundo ela, o principal problema são os maquinários, pois não tem financeiro para comprar novos e também para manutenção. Além disso, outro problema é a grande demanda de exames gerados pelo laboratório. “É um desejo nosso reabrir. Podemos não conseguir ajeitar tudo, mas com certeza manter o atendimento à população”. Disse. Uma possível parceria com as Universidades.

Em relação ao Hospital Municipal e o pagamento dos funcionários, a secretária disse que reconhece a falta do pagamento, mas que a atitude de greve é precipitada. “Precisamos pensar, isso também é reflexo da administração passada, de secretários do passado. ”

Segundo ela, os pagamentos do mês Junho serão feitos após auditoria bem sério dos cartões e quem trabalhou vai receber. “É um problema administrativo, pois nada comprova que estes médicos trabalharam ou não. Não é culpa dos profissionais”. Explicou.

Os médicos deram o prazo de uma semana para que o problema seja resolvido, caso contrário haverá paralisação.

A secretaria adiantou que tudo será analisado e comprovado, e voltou a afirmar: quem trabalhou, vai receber. Segundo ela, todos os contratos serão revistos, pois muitos médicos que estão no quadro não são credenciados não continuaram atuando. “Precisamos trabalhar dentro da legalidade e a população precisa entender isso”.

A secretário finalizou pedindo apoio e paciência à população iguaçuense. “Precisamos de união, e a partir do dia 1 de agosto voltaremos com a sede da secretária trabalhando durante oito horas, assim como os postos de saúde e o Núcleo de Saúde no município. ” Finalizou.

Sobre os contratos dos profissionais, a procuradora Geral do Município, Claudia Canzi, contou que 90% dos contratos enviados à procuradoria estavam com datas vencidas e por isso não podem ser prorrogados. “Estou estudando contrato por contrato para buscar uma solução. Essa semana teremos respostas, mas a população precisa de paciência neste momento. Não vamos deixar mais nenhum serviço parado. A nossa prioridade é a saúde agora. ” Reforçou.

A Procuradora disse ainda que a prefeita em exercício incentiva as parcerias com as universidades que ofertam cursos do setor Saúde para reabrir o Laboratório Municipal. Para Canzi, o mais importante é buscar profissionais que atuam na cidade. “É preciso ter compromisso com a cidade. Quando não se tem este compromisso, um posto de saúde que não funciona, não tem importância. É importante isso”.

Canzi ressaltou o importante trabalho dos servidores de carreira no município. Segundo ela, estes servidores estão trabalhando muito para ajudar a reorganizar a cidade. Pedimos paciência. O que o Ministério Público Estadual e Federal não fazer, a Procuradoria vai estar atenta e vai fazer. ”

Apoio dos Deputados Iguaçuenses

Em relação ao apoio dos dois deputados iguaçuenses, Claudia Pereira e Chico Brasileiro, a secretária disse se sentir incapaz de responder à questão. “Sou funcionária pública há 24 anos e não sei responder. ” Confessou, dizendo que o apoio político no setor da saúde só apareceu após a posse da prefeita interina Ivone Barofaldi.

A secretária observou o apoio do deputado Fernando Giacobo. “Como funcionária pública, tenho conhecimento do trabalho do deputado que sempre ajudou com emendas parlamentares envolvendo a saúde em Foz. ” Contou.

Para a procuradora, Canzi, o momento é de trabalho. “Vamos fazer o dever de casa e pontuar os problemas para então buscar as melhores soluções. Acredito que vamos ter o apoio político e financeiro. ” Finalizou.

Sair da versão mobile