Turistas que visitam Itaipu passam a contar com mais um serviço: casa de câmbio

Loja funciona no Centro de Recepção de Visitantes e faz a troca das moedas mais utilizadas na fronteira: real, dólar, euro, guarani e peso argentino.

O Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu conta com mais um serviço: uma casa de câmbio, para atender tanto os turistas quanto as visitas institucionais. A loja funciona diariamente, das 8h às 18h30, para a troca de cinco tipos de moedas: real, dólar, euro, guarani e peso argentino.

“É uma facilidade a mais, principalmente para os visitantes estrangeiros ou para os brasileiros que pretendem ir à Argentina ou ao Paraguai depois de conhecer a usina”, diz a gerente geral do Complexo Turístico Itaipu, Jurema Fernandes.

O novo serviço ganha mais importância neste mês, quando há um aumento da visitação com as férias escolares. Os ônibus circulares que fazem o percurso na usina, que normalmente têm frequência de meia em meia hora, estão saindo a cada 15 ou 20 minutos, devido à maior procura.

Além disso, Jurema lembra que há uma boa expectativa em relação aos turistas estrangeiros, que virão assistir aos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em agosto. “Nós prevemos que muitos vão aproveitar a vinda ao Brasil para conhecer os atrativos de Foz do Iguaçu”, afirma.

No ano passado, só o Complexo Turístico Itaipu, que funciona na margem brasileira da usina, recebeu 521.839 visitantes, dos quais 13% eram estrangeiros. No total, somando-se as visitas turísticas e institucionais, nas margens brasileira e paraguaia, foram 860.998 visitantes, de 137 nacionalidades.

A instalação de uma casa de câmbio, num dos espaços mais seguros de Foz do Iguaçu, atende também outro tipo de público: os próprios empregados de Itaipu e aqueles contratados por empresas terceirizadas. “Essa era uma reivindicação antiga dos nossos colaboradores”, conta Jurema.

Serviços e passeios

No Centro de Recepção de Visitantes, a casa de câmbio está num espaço ao lado dos caixas eletrônicos (Itaú e Banco do Brasil). O CRV conta também com outras facilidades: armários para aluguel, telefone público, serviços digitais e venda de acessórios e suprimentos de fotografia, lojas de souvenir e artesanato, bebedouros, banheiros, estacionamento e bistrô.

O complexo turístico de Itaipu oferece oito passeios: a Visita Panorâmica, que permite conhecer a usina externamente; o Circuito Especial, que inclui áreas internas; a Iluminação da Barragem (nas noites de sexta e sábado); o Refúgio Biológico Bela Vista, com exemplares da fauna e flora da região; o Ecomuseu; o Polo Astronômico; o Test Drive Veículo Elétrico (o próprio visitante dirige um carro elétrico, no percurso da Visita Panorâmica); e o Porto Kattamaram, parada com restaurante e deck, de onde também sai um barco para passeios no Lago de Itaipu.

Mais informações e reservas sobre os atrativos turísticos da usina podem ser obtidas pelo telefone do Turismo Itaipu (0800 645 4645) ou no site www.turismoitaipu.com.br.

Sair da versão mobile