Operação de Inverno do DER visa combater o trabalho clandestino em Foz

O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná, DER, realiza em Foz do Iguaçu a Operação de Inverno durante este mês de julho. A Coordenadora, Elizabete Bozza, explica que entre as ações, a fiscalização contempla tanto a parte de documentação do veículo, equipamentos obrigatórios, como também em relação ao motorista em estar regularizado.

Segundo a coordenadora, o DER atua em todo o Paraná, mas como é época de férias, decidiram fazer Operação em Foz do Iguaçu, pois é uma região de fronteira e turística e que recebe veículos de diversos os estados.

Até o momento, foram mais de 500 veículos abordados e 13 multas relacionadas ao serviço clandestino. Segundo a coordenadora, a média de irregularidades caiu devido as fiscalizações, “mas ainda temos um problema do serviço clandestino na cidade e este é o novo principal objetivo. É preciso ressaltar que este serviço é perigoso, justamente por não precisar estar dentro da lei para atuar”. Ressalta.

Pode se verificar se a empresa ou veículo estão cadastrados no DER através do site oficial e também através do 0800-410158 que é o serviço de reclamação gratuito. “Muitas pessoas pesquisam apenas pelo preço, e o serviço clandestino é justamente mais barato por não precisar pagar tributos, não cumprir as regras e aqui entra o risco de utilizar serviços assim”. Observou.

Foz do Iguaçu, por ser uma região de fronteira, atrai veículos de todo o país. Por este motivo, sempre teve grande movimentação e o serviço clandestino aproveita da facilidade. “O nosso objetivo é cada vez mais minimizar este trabalho. O mais importante é a consciência da própria população em não contratar este tipo de serviço. A união é importante para se combater este crime”. Finalizou.

O DER responsável pela fiscalização de transportes intermunicipal de passageiros.

Sair da versão mobile