Unila: Direção e alunos se reúnem mais uma vez para tratar sobre ocupação

Aconteceu mais uma reunião entre a direção da UNILA e representantes dos estudantes que ocupam espaços da universidade com reivindicações. O reitor da UNILA, Josué Modesto dos Passos Subrinho conta que a reunião foi positiva e com dialogo. Segundo ele, a diretoria apresentou respostas para as reivindicações feitas pelos estudantes.

A pauta apresentada pelos estudantes contém 15 reivindicações. Segundo Subrinho, a direção concorda com alguns pontos, mas que alguns pedidos não são possíveis atender. Eles pedem segurança no pagamento dos auxílios, e nós mostramos que esta segurança está no orçamento. Mas, eles também pedem a ampliação dos auxílios, e isso não é possível, justamente para dar segurança a eles”.

O diretor conta ainda que solicitou aos estudantes a desocupação imediata das áreas da UNILA. “Essa ocupação atrapalha o ensino e também parte administração. Esperamos uma resposta rápida deles”. Ressalta.

Subrinho explica ainda que muitos alunos perderam o auxílio por não cumprirem alguns dos critérios importantes como o desempenho acadêmico. “Os alunos que perderam o auxílio foi por não atenderem critério como este. Não é possível simplesmente devolver”. Disse.

Os alunos se comprometeram encaminhar as respostas da direção e o pedido de desocupação à assembleia estudantil.

Veja a pauta apresentada pelos estudantes

  1. Garantia dos Auxílios Estudantis para além de outubro nas datas previstas.
  2. Liberação dos Auxílios para os deferidos da lista de espera. Edital da PRAE N°05/2016.
  3. Abertura dos editais de reinserção e reabertura do edital de Auxilio Creche.
  4. Reavaliação da situação socioeconômica dos estudantes que atualmente não tem bolsa.
  5. Anulação do EDITAL N°16/2016/PROINT-UNILA, de 09 de junho de 2016 e a imediata formação de uma nova comissão composta por brasileiros e estrangeiros.
  6. Revogação da Portaria UNILA Nº 501, de 31 de março de 2016, em que desativa a Moradia Estudantil I e exclusão do comunicado oficial de que a mesma está extinta (publicação na página da UNILA no dia 9 de março). Re-vinculação desta com a PRAE, assim como o reestabelecimento imediato da agua e segurança na Moradia I.
  7. Constituição de uma comissão paritária para a elaboração de um projeto co-gestionado entre estudantes, reitoria e pró-reitorias para a construção da Moradia Estudantil I, bem como para a fiscalização dessa construção.
  8. Garantia do funcionamento (com todos os serviços básicos necessários) do prédio do Almada como moradia temporária enquanto a reforma da Moradia Estudantil I não for concluída.
  9. Constituição de uma comissão paritária para a elaboração de um projeto co-gestionado entre estudantes, reitoria e pró-reitorias para a construção de um Restaurante Universitário público, bem como para o acompanhamento e fiscalização de sua construção e gestão.
  10. Políticas de permanência para os estudantes de pós-graduação, sem afetar os recursos destinados à assistência estudantil da graduação.
  11. Garantia de Auxilio Estudantil para 2017, observando o recorte interseccional de gênero e raça e contemplando o Regimento da UNILA que estabelece o ingresso de 50% de estudantes brasileiros y 50% de estudantes dos demais países da América Latina e Caribe.
  12. Acolhimento imediato aos estudantes socioeconomicamente vulneráveis e acompanhamento psicológico.
  13. Estabelecimento de três dias durante o semestre letivo de 2016.2, e demais questões estruturais de forma a viabilizar a realização do II FAEC (Fórum de Assuntos Estudantis e Comunitários).
  14. Não criminalização dos protestos, bem como dos estudantes, que estão ocupando ou apoiando as ocupações, assim como os TAEs e docentes que apoiam.
  15. Anistia de todos os Estudantes que participam dos atos de luta e pronunciamento da universidade em defesa do artigo V da Constituição Federal Brasileira.
Sair da versão mobile