Vice-prefeita, Ivone Barofaldi fala sobre crise na saúde em Foz

Por telefone, na manhã desta sexta-feira, 1, a vice-prefeita Ivone Barofaldi falou sobre a situação no setor da saúde em Foz. Ivone disse que sua maior preocupação no momento é o setor, pois além de problemas financeiros também enfrenta problemas políticos.

A vice-prefeita confirmou que o Hospital Municipal de Foz está com problemas de pagamentos e também de repasses. Ivone disse ainda que este problema também se estende aos prontos atendimentos no município, onde é preciso pagar os funcionários. “Se não pagar o que devemos, não podemos cobrar nada também. Precisamos manter os trabalhadores, valorizar esses profissionais. Se não tiver o apoio financeiro da prefeitura, então não sei o que será da nossa saúde. ” Ressaltou.

Ivone defendeu a Comissão de Administração que assumiu o Hospital Municipal Padre Germano Lauck, UPA João Samek e PA Morumbi. A Comissão assumiu após um decreto do executivo. A Vice conta que a Comissão não está conseguindo realizar seu trabalho. Segundo ela, é uma Comissão sem vínculo político e com pessoas de confiança, mas que não conseguem trabalhar por falta de estrutura. “O que falta é sustentação de palavras. Não se pode programar um trabalho e depois não cumprir com a palavra”. Disse.

Além disso, o Ministério Público recomendou a demissão da diretora do HM, Patrícia Foster. Segundo o MP, Patrícia não tem formação necessária para tocar um hospital. Por outro lado, Ivone garante que a diretora tem competência para ocupar o cargo. “Vamos solicitar a permanência dela. É uma pessoa correta e competente. Essas recomendações do Ministério Público também precisam ser debatidas, pois o MP também pode se enganar. ” Disse Ivone.

Outro problema a ser enfrentado é que, atualmente, o Hospital Municipal de Foz conta com 70 funcionários contratados por Processo Seletivo Simplificado. O Ministério Público já advertiu dizendo que as contratações só podem ser feitas através de Concursos Público. A prefeitura também busca uma solução para este caso.

Na tarde desta sexta-feira, 1, a Ivone se reunirá com integrantes da Comissão de Administração para buscar soluções em relação ao setor da saúde em Foz.

Sair da versão mobile