Produção de passaporte é interrompido por falha no equipamento

A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 30, confirmando a paralisação temporária da produção de passaportes comuns e de urgência. A Casa da Moeda justificou dizendo que houve uma falha em uma peça do equipamento usado para esta finalidade.

Segundo nota divulgada, já foi feito o pedido de um novo equipamento para substituir o quebrado. Este equipamento vem da Alemanha e chegará nesta sexta-feira, 1. Segundo a Casa da Moeda os passaportes já devem começar a ser distribuídos nas delegacias na próxima semana.

Leia nota divulgada pela Casa da Moeda

“A Casa da Moeda do Brasil (CMB) informa que, por conta de um problema num dos equipamentos, a produção dos documentos (comuns e de urgência) foi temporariamente interrompida. A empresa já solicitou a substituição da peça com defeito, que virá da Alemanha. A entrega de passaportes deve ser retomada na próxima semana. Em paralelo, a CMB busca uma alternativa para agilizar a retomada da produção. A CMB se desculpa com a população por todos os transtornos.”

Devido ao problema, a Polícia Federal informou que não poderá cumprir os prazos de entrega inicialmente previstos nos postos de emissão de passaportes. A normalização do serviço depende exclusivamente da Casa da Moeda do Brasil.

Em Foz do Iguaçu são registrados 30 pedidos de emissão do passaporte por dia. O número aumentou com a queda do dólar. O Chefe do núcleo de migração da Polícia Federal, Laércio Grejanin, explica que devido a demanda grande de emissão de passaporte no país há um atraso na entrega do documento em até 45 dias.

Laércio ressalta ainda que só estão sendo emitidos passaportes emergenciais, ou seja, nos casos onde a pessoa apresente alguma emergência para viajar. Caso contrário, o cidadão terá que aguardar o prazo de 60 dias até a nova peça chegar da Alemanha.

Sair da versão mobile