“Pesquisa eleitoral não é o resultado da eleição”, ressalta Juiz Geraldo Dutra

Uma das ferramentas muito utilizada durante as eleições é a pesquisa eleitoral. No entanto, a ferramenta é o centro de muitas polêmicas durante todo o processo. Já existiu casos, como em Foz do Iguaçu, onde a pesquisa apontava uma tendência maior em relação a um candidato, mas o resultado da eleição foi ao contrário.

O Juiz Eleitoral, Geraldo Dutra, pede a atenção do eleitor em relação a este caso. Dutra concorda que a pesquisa é um instrumento de segurança para os eleitores, mas que é preciso ressaltar que ela não dita o resultado de uma eleição. “As pesquisas não divulgam o resultado oficial. A preocupação da Justiça Eleitoral é de que seja feita de maneira correta, de forma responsável. E fiscalizar a maneira incorreta. ” Finalizou.

Doações

Agora, com o veto do Supremo Tribunal Federal, os candidatos podem contar apenas com o fundo partidário e doações de pessoas físicas como renda para a campanha eleitoral. Dutra observa que a maneira de se fazer estas eleições será um teste para a Justiça Eleitoral e também para o país.

“Nossa preocupação é a questão do caixa dois. Tem gente que diz que assim até estimula a prática do crime, mas a questão da proibição é mais um teste e vamos ver o efeito após a campanha. ” Disse Dutra, reforçando que agora será possível saber como os partidos vão se organizar e como vão gastar. “A corrupção existe em todos os países, a diferença está no controle. A legislação tende de ser clara. ” Finalizou.

Sair da versão mobile