Reitor garante que não haverá cortes de auxílios dos estudantes da Unila

Nesta segunda-feira, 20, alunos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, ocuparam o Centro universitário. O grupo reivindica melhores condições de moradias e também denunciam corte de auxílios estudantis. O jornalismo da Rádio Cultura publicou uma matéria onde estudantes pararam o trânsito na Avenida Tancredo Neves, no final da tarde de sábado, 18.

O reitor, Josué Modesto dos Passos Subrinho, falou sobre o caso e contou que a pró reitoria de assuntos estudantis, juntamente com as reitorias de planejamento, graduação, extensão e assuntos internacionais, agendou uma reunião, no sábado, 18, para esclarecer sobre o orçamento em relação a assistência estudantil. No entanto, o reitor conta que a reunião foi impedida por um grupo de estudantes.

“Infelizmente não conseguimos informar corretamente os alunos. Não posso imaginar o motivo deste grupo não aceitar a reunião, já que iriamos esclarecer dúvidas importantes. Disse.

O retiro falou sobre a informação de que a Unila não garante o pagamento dos auxílios estudantis para 2016 e 2017, “mas está é uma informação falta. A Unila tem dado total prioridade à assistência estudantil. O auxilio sempre foi pago de maneira correta, e está garantido para este e o próximo ano. São boatos desnecessários”. Ressaltou.

Governo Michel Temer

Josué ressaltou que o governo interino de Michel Temer, do PMDB, sinalizou restrições orçamentárias e que já apresentou um projeto de Emenda Constitucional cujo o propósito é colocar teto às despesas. “É claro que isso coloca dificuldades em universidades como a Unila. No entanto, as universidades estão em negociação com o Ministério da Educação, mas com este governo interino não tivemos dialogo ainda. Espero que isto aconteça ainda nesta semana e esperamos o apoio do MEC no sentido de viabilizar cursos já aprovados e ampliação de vagas já previstas. ”

O reitor finalizou a entrevista reforçando que não haverá cortes em auxílios já prometidos pela Unila.

08516

Alunos da Unila fazem paralisação contra onda de assaltos em moradias

O vídeo foi enviado por um internauta, no qual registra a manifestação de acadêmicos da Unila/Foz, que denunciam onda de assaltos nas moradias dos estudantes. O vídeo foi gravado na noite de sexta-feira, 17. Segundo o acadêmico, os estudantes estão na moradia localizada na Avenida Tancredo Neves, mas sem nenhuma condição: sem água e sem qualquer assistência. Com tudo, os estudantes pararam o trânsito da Avenida por 40 minutos. O objetivo é chamar a atenção das forças de segurança por causa dos assaltos ocorridos na moradia e também por mais condições humanas.

Sair da versão mobile