Plano de Manejo do Parque é uma preocupação do turismo e do meio ambiente

Como vice-presidente do Conselho do Parque Nacional do Iguaçu, Paulo Angeli, falou sobre a situação do Plano de Manejo do Parque. Segundo ele, o Plano está sendo prioridade entre as autoridades, mas é preciso ser aceito não só pelo conselho, mas também pela sociedade. “Estamos nos reunindo com as comunidades em torno do Parque, e estamos confiantes que será um Plano positivo para todos os envolvidos”, disse Angeli.

O empresário explicou que o projeto está sendo tocado de maneira correta e que vai atender a necessidade de preservação da natureza e do turismo. “Sabemos que 52% da atividade econômica da nossa região é resultado do turismo e das cataratas do Iguaçu, ou seja, estão vinculados e é preciso atender os dois lados”.

O Plano já foi tema de audiência pública na Câmara Municipal de Foz. A ata da reunião foi entregue oficialmente ao COMTUR e à Direção do Parque Nacional do Iguaçu, com o objetivo de contribuir na elaboração do novo documento que trata das normativas do PNI.

Na ocasião, o então Diretor do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Baptiston, elencou vários fatores necessários à revisão do Plano.  “A revisão do plano de manejo tem dois instrumentos: diagnóstico (avaliação do plano de manejo vigente, grande revisão bibliográfica, diagnóstico de uso público) e planejamento. A parte de planejamento, se for necessário revermos algum aspecto do zoneamento precisamos rever. Já estamos na fase de reuniões comunitárias e setoriais, da fase de diagnóstico. Em abril tivemos reuniões e está marcado para 18 de maio a reunião com Foz do Iguaçu e Santa Terezinha”, destacou.

Segundo o Diretor, tem dois grandes valores no Parque Nacional que interessam ao desenvolvimento do turismo: PNI abriga uma das feições geológicas mais bonitas do planeta, o grande atributo do Parque Nacional é o grande negócio para todo o trade com o privilégio de salvaguardar as espécies. “Temos o grande desafio de garantir proteção da sustentabilidade. A crescente de visitação vem dos últimos anos. A Sustentabilidade é compromisso, é desafio. Há um limite legal, não podemos ultrapassar o que é previsto em lei, se há legislação a gente cumpre. Fazer revisão do plano exige muita calma, segurança e profissionalismo ao debatermos”, concluiu.

Histórico

O PNI teve seu primeiro plano de manejo elaborado em 1981, tendo sido revisado em 1999. A Portaria que determinou a revisão do Plano de Manejo foi baixada pelo Instituto Chico Mendes no final de 2013.

Sair da versão mobile