Foz está na lista de obras e melhorias das penitenciárias do Paraná

A ordem de serviço para começar as 20 obras que vão aumentar o número de vagas do sistema penitenciário do Paraná será lançada até 20 de janeiro de 2014. Foto: ANPr

Pro AEN

A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná finalizou a adequação dos projetos para a implantação de uma série de construções e ampliações no sistema prisional do Paraná. A Secretaria da Segurança aguarda, agora, a autorização do governo federal, responsável pelo financiamento de parte das obras, para dar início às construções e ampliações, o que deve acontecer ainda neste mês de junho. O objetivo é transferir os presos que estão em delegacias assim que as obras forem sendo finalizadas.

São 14 obras que irão aumentar em 6.756 o número de vagas no sistema penitenciário de todo o Estado – totalizando mais de 25.000 vagas nos presídios paranaenses.

O cronograma estima para até 2018 a conclusão das obras em cadeias e penitenciárias de sete cidades paranaenses – sendo que 10 das 14 obras estarão prontas em 2017 restando quatro a serem inauguradas no ano seguinte.

Minuciosa

Os projetos exigiram uma readequação minuciosa, feita pela Secretaria da Segurança, que passou a administrar conjuntamente o Departamento Penitenciário (Depen) desde janeiro de 2015. A revisão envolveu desde questões estruturais e técnicas das próprias construções, até a mudança no perfil das unidades previstas.

Algumas alterações foram feitas devido à ampliação do monitoramento de presos com tornozeleira eletrônica e o crescimento nas audiências de custódia. Desta maneira, o foco passou para o reforço nas vagas do sistema fechado – já que o equipamento eletrônico substitui as vagas no sistema semi-aberto.

Desafogar

De acordo com o Secretário da Segurança Pública, Wagner Mesquita, a iniciativa pretende desafogar o sistema carcerário criando um ambiente mais propício para a ressocialização dos condenados. “A Secretaria da Segurança está ciente do problema de presos em delegacias. O número de detentos em delegacias já foi de mais de 16 mil, hoje são cerca de 9 mil – ou seja, cerca de 7 mil já foram retirados”, disse o secretário. “As Polícias Civil e Militar não vão se furtar de prender os que cometem crimes contra os paranaenses. A solução definitiva para acabar com este problema é este planejamento de obras de ampliação e novas construções de penitenciárias”, completou.

Sair da versão mobile