Repressão aos homossexuais no Paraguai é tema de palestra

“O autoritarismo da política e o autoritarismo sobre os corpos” existentes no Paraguai e um contraponto entre o ocorrido no início da ditadura de Alfredo Stroessner, em 1959, e o que ocorre na atualidade, serão abordados em um evento organizado pela editora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (EDUNILA). Os temas são o foco da palestra “Homosensual: textímulo.

Represiones en Paraguay”, com o professor Rocco Carbone, que acontece em 1º de junho, a partir das 19h30, na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.

Naturalizado argentino, o filósofo italiano divide sua fala em três partes. A primeira, teórica, na qual analisa o chamado heteropatriarcado. A segunda centra-se na perseguição da ditadura de Alfredo Stroessner (1954–1989) sobre a população homossexual da capital, Assunção, em 1959, por meio da análise de caricaturas publicadas pela imprensa na época, sobretudo nos jornais El País e El Independiente, e as obras de Fiorello Botti. Por fim, o filósofo falará sobre a história política do movimento LGBT.

O evento com Carbone integra o 1º Ciclo de Palestras da Editora Universitária da UNILA, organizado com o intuito de difundir conhecimentos de interesse cultural, social e científico. Além dele, fazem parte da lista de palestrantes os professores Juan Martín Ossio Acuña e Walter Garcia.

Catedrático da Pontifícia Universidad Católica (PUC) do Peru, país do qual foi ministro da Cultura entre 2010 e 2011, Ossio fará a palestra “La importancia de la cultura andina en la antropología peruana”, que acontece em 2 de junho, a partir das 14 horas, na Sala Florestan Fernandes 3 (PTI).

Fechando o ciclo, no dia 3 de junho, a partir das 10h30, na sala C111 do campus Jardim Universitário, haverá a palestra “Música e sociedade: reflexões sobre o disco Encarnado, da cantora Juçara Marçal”, proferida por Walter Garcia. Professor da área de Música do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (USP), Garcia discutirá aspectos da forma do disco, lançado pela cantora em 2014 e alguns dos impasses do atual processo histórico brasileiro.
As palestras são gratuitas e abertas a todos.

Serviço:
1º Ciclo de Palestras da EDUNILA (Editora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA)
* “Homosensual: textímulo. Repressiones en Paraguay”, com Rocco Carbone.
1º de junho, a partir das 19h30, na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu (Rua Benjamin Constant, 62 — Centro, Foz do Iguaçu (próximo à igreja Católica)

* “La importancia de la cultura andina en la antropología peruana”, com Juan Ossio
2 de junho, a partir das 14 horas, na Sala Florestan Fernandes 3 (Parque Tecnológico da Itaipu)
Interessados devem enviar e-mail, com nome completo e número de documento com foto para secretaria.iela@unila.edu.br até as 12 horas de 2 de junho.

* “Música e sociedade: reflexões sobre o disco Encarnado, da cantora brasileira Juçara Marçal”, com Walter Garcia
3 de junho, a partir das 10h30, na sala C111 do campus Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000 — Estrada para a subestação de Furnas).

Assessoria

Sair da versão mobile