UNILA realiza devolução dos imóveis locados em Foz do Iguaçu

A UNILA finalizou os processos de devolução dos prédios do Centro e da Caixa. O imóvel que era conhecido como UNILA Centro, localizado na Alameda Rui Ferreira, foi devolvido, oficialmente, no dia 7 de abril. A devolução do edifício de propriedade da Caixa Econômica Federal, que fica na Avenida Juscelino Kubitschek, foi realizada em 18 de março.

O prédio do Centro foi utilizado de março de 2012 a dezembro de 2015, para atividades acadêmicas dos cursos do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH). A partir do início de 2016, as aulas dos cursos do ILAACH – com exceção da graduação em Música – passaram a ser ministradas na Unidade Jardim Universitário. O complexo, que até o final de 2015 era compartilhado com a Uniamérica, já abrigava os cursos de Saúde Coletiva, Ciências Biológicas e Medicina da UNILA.

O uso exclusivo da Unidade Jardim Universitário foi um avanço para a Universidade em questão de infraestrutura, já que, com o novo espaço, a UNILA mais que dobrou sua área para atividades acadêmicas e administrativas. Atualmente, a Unidade de 19 mil m² abriga cerca de 1.200 alunos. Além de salas de aula e laboratórios, o complexo conta com espaços administrativos, biblioteca, salas de reuniões, salas de professores, ginásio de esportes e auditório com capacidade para 450 pessoas. A mudança do Centro para o Jardim Universitário foi realizada de dezembro de 2015 a março de 2016, durante o período de férias acadêmicas.

O imóvel da Caixa estava cedido à UNILA desde outubro de 2012. A ideia inicial era utilizá-lo como um centro cultural. Entretanto, como a Universidade tinha autorização para usar o imóvel por apenas cinco anos e o valor de uma reforma para adequação do espaço seria muito elevado, não foi possível essa utilização como centro de cultura. A UNILA fez contato com a Caixa para ampliar o tempo de cessão do imóvel, mas não obteve sucesso.

Após a conclusão da inviabilidade do uso como centro cultural, o prédio da Caixa foi utilizado como almoxarifado da UNILA até novembro de 2015. Atualmente, o almoxarifado funciona em um imóvel de 2.100 m² no bairro Portal da Foz. A título de ressarcimento, a Universidade pagou à Caixa pouco mais de R$ 30 mil para que fossem feitos reparos dos desgastes decorrentes do uso do prédio.
Novas locações

A locação da Unidade Jardim Universitário e do imóvel no Portal da Foz foi feita a partir de editais de chamamento público realizados pela Pró-Reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura (PROAGI), em 2014. Foi aberto prazo para que fossem apresentados imóveis que atendessem a todas as exigências legais para funcionamento, estivessem em bom estado de conservação e possuíssem a infraestrutura necessária. A partir disso, os prédios regularmente inscritos no processo passaram por avaliação técnica, visando à contratação da proposta mais vantajosa para a UNILA. Com esse trabalho, foi possível firmar contratos de locação com um valor por metro quadrado competitivo.

Sair da versão mobile